- Newsletter da Zelia
- Posts
- A diversidade está fora de moda?
A diversidade está fora de moda?
Encerrando o mês do orgulho, nossa equipe não conseguiu deixar de perceber a falta de campanhas sobre diversidade...
Todos os anos, junho transforma a comunicação das marcas. As vitrines ganham as cores do arco-íris, coleções cápsula chegam às lojas, campanhas celebram diferentes formas de amar e empresas reforçam discursos sobre inclusão, diversidade e pertencimento. Para muitas pessoas LGBTQIAPN+, esse movimento representa um avanço: durante décadas, a publicidade ignorou essas vivências. Hoje, elas ocupam um espaço de destaque.
@jujudosteclados404 O video que fez voce virar GLS #lgbt
Mas, em 2026, um conjunto de acontecimentos fez surgir uma pergunta diferente: A representatividade continua sendo um compromisso das empresas ou ela só existe enquanto é boa para os negócios?
A discussão ganhou força após a última edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Considerado um dos maiores eventos LGBTQIAPN+ do mundo, o evento perdeu cerca de 60% da receita de patrocínios em comparação aos anos anteriores. A organização precisou reduzir custos, diminuir sua estrutura e rever parte da programação. E embora o público continuasse presente, o investimento privado já não era o mesmo.
Mas esse recuo não aconteceu por acaso…
Nos últimos dois anos, empresas ao redor do mundo começaram a rever programas de diversidade e inclusão. Gigantes da tecnologia e do entretenimento reduziram equipes, encerraram iniciativas e diminuíram investimentos em campanhas voltadas para minorias. E, no Brasil, os efeitos desse cenário começaram a aparecer.
Enquanto patrocinadores desapareciam da Parada, outra discussão movimentava as redes sociais. A campanha de Dia dos Namorados da Renner, por exemplo, reuniu casais de diferentes perfis: pessoas negras, pessoas com deficiência, casais LGBTQIAPN+, diferentes corpos e gerações. Os comentários rapidamente se dividiram entre elogios e uma onda de críticas acusando a marca de promover uma "agenda" ou de "politizar" uma data comercial. O vídeo viralizou não pelo conteúdo da campanha, mas pela intensidade das respostas negativas.

Foto Imagem | Reprodução: Internet
E isso levanta uma questão importante sobre o momento que vivemos: durante boa parte da última década, diversidade passou a ser vista também como estratégia de mercado. Estudos apontavam o crescimento do chamado pink money, estimado em trilhões de dólares globalmente, enquanto pesquisas mostravam que consumidores, especialmente os mais jovens, valorizavam empresas alinhadas a pautas sociais. Mas o mercado mudou da noite para o dia.
Quando a diversidade passa a aparecer apenas durante datas comemorativas, ela pode ser interpretada como uma estratégia de comunicação. Por isso vale a reflexão: a sua marca favorita realmente tem um compromisso com a diversidade?
Compromisso significa manter políticas internas de inclusão mesmo quando elas deixam de gerar manchetes. Continuar investindo em eventos da comunidade mesmo diante de críticas. Seguir representando pessoas diversas em campanhas sem transformar cada aparição em uma ação especial. A representatividade também não pode ser medida apenas pela quantidade de casais LGBTQIAPN+ em uma propaganda. Ela passa por quem ocupa cargos de liderança, quem participa dos processos criativos, quais histórias são contadas e quem tem espaço para contá-las.

Imagem: Pinterest | Reprodução
Se a inclusão desaparece na primeira crise, no primeiro boicote ou na primeira mudança de cenário político, talvez ela nunca tenha sido um valor institucional, e sim apenas uma tendência.
Porque, no fim das contas, representar pessoas nunca deveria depender da previsão de retorno financeiro.

Imagem: Spotify | Reprodução
A equipe da Newsletter da Zelia deseja a todos um feliz mês do Orgulho 🏳️🌈💖 E que as diferentes formas de existir nos mostrem - durante o ano inteiro - que o amor é a maior força do mundo!!!!
Toc, Toc! Tem alguém ai? 🚪👀
Hello, Bea!!! 💗⭐️ Conta pra gente, quais são as 3 coisas que estão alugando um TRIPLEX na sua cabeça ultimamente?
Oiê! Meu nome é Beatriz Hessel, sou criadora de conteúdo há mais de 6 anos, amo contar histórias e sou apaixonada por moda! Apesar de preferir o silêncio na hora de criar, a maioria das minhas ideias de roteiros vem quando estou escutando música, gosto de prestar atenção no instrumental e deixar a mente viajar! Hihi



Os seus highlights preferidos do mundinho fashion desta semana! ✨ No botão abaixo, você confere todas as notícias. 💖💊
SARAH JESSICA PARKER VESTINDO FARM
And Just Like That, a nossa musa Sarah Jessica Parker desfilou pelas ruas de Manhattan usando uma marca brasileira, a Farm! Podemos liberar o cpf dela? 🇧🇷

CORBIN BLEU E MONIQUE COLEMAN VEM AO BRASIL COMEMORAR 20 ANOS DE HIGH SCHOOL MUSICAL
WE ARE IN THIS TOGETHER! 🗣️ Boa notícia para os wildcats de todo Brasil: Em celebração aos 20 anos de High School Musical, os atores Corbin Bleu e Monique Coleman, que interpretam respectivamente Chad e Taylor, vem ao Brasil participar do festival Imagineland que acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro no centro de convenções de Campina Grande, na Paraíba. Vai rolar sessão de fotos e autógrafos com fãs!!!


É só mandar um e-mail para [email protected] com seu nome, idade, data e hora (se aplicável) e a ocasião que você precisa de um look que a gente te ajuda com o resto!
Até semana que vem! 💚
Reply