- Newsletter da Zelia
- Posts
- A calça de shopping 👖
A calça de shopping 👖
Na semana passada, vários memes sobre a “calça de shopping” surgiram na internet. Mas o que é exatamente a calça de shopping e como esse meme surgiu?

Ao longo da última semana, temos visto várias pessoas fazendo referência em suas redes sociais sobre a “calça de shopping”. São milhares de vídeos de dublagens, get ready with me e até mesmo memes girando em torno desse item de vestuário.
A calça de shopping nada mais, nada menos é do que aquela calça wide leg coringona e confortável que você tem, aquela que você geralmente coloca quando vai fazer algum compromisso do dia-a-dia como, por exemplo, ir ao shopping.

Mas o mais inusitado desse termo - e talvez a razão que fez com que ele viralizasse - é a forma pela qual ele surgiu. Não, não foi uma mega influencer que inaugurou o termo, muito menos alguma maison famosa.
O termo “calça de shopping” foi criado pelo icônico Patolino. Sim, esse Patolino que você pensou mesmo. Bem fashionista ele, né?

Inspiradas por esse ícone fashion, resolvemos trazer algumas inspirações de como você pode combinar a sua “calça de shopping” para criar aquele effortless look perfeito 💙


A história por trás da calça jeans 📖
Enquanto escrevíamos sobre a calça de shopping, ficamos intrigadas sobre como surgiu a calça jeans e como ela se popularizou. Como a história é MUITO LEGAL (!!), resolvemos trazê-la para a newsletter dessa semana.
O tecido jeans surgiu por volta do ano de 1800, na cidade de Nîmes, na França. Sua primeira versão consistia em uma espécie de sarja de algodão tingida de marrom que, por ser bastante durável era bastante popular para os trabalhadores camponeses e marinheiros em viagens. Inicialmente, o jeans era chamado de Tecido de Nîmes, e não demorou para que esse nome fosse abreviado para… denim (de-nîm, 🤯)

Fast forward alguns anos, do outro lado do oceano atlântico os Estados Unidos estavam vivenciando a corrida do ouro (Alexa, toca Gold Rush da Taylor Swift!) e lá na Califórnia um dono de fábrica de tecidos chamado Levi Strauss ficou conhecendo o tecido e teve um insight de bilhões💡
Strauss - juntamente com seu sócio, o alfaiate Jacob Davis - resolveu importar o tecido para os EUA e fez algumas adaptações para que trabalhadores da indústria minerária pudessem utilizar as peças em denim. Assim, surgiu uma versão de denim mais leve e confortável, sem prejuízo da durabilidade. Juntos, eles tiveram o insight de adicionar rebites de cobre nos bolsos, já que uma das queixas mais frequentes dos trabalhadores era a facilidade com que os bolsos rasgavam. Com isso, na segunda metade do século 19, nasceu a primeira calça Levi’s, a icônica 501. Ah! E dá pra comprar ela até hoje, sabiam?

O modelo da 501 foi patenteado pela Levi’s, mas quando a patente caiu várias outras marcas resolveram apostar nas calças jeans, o que contribuiu para sua popularização. Mas o verdadeiro boom da calça jeans veio através de Hollywood nas décadas de 1920 e 1930, através dos filmes de cowboy que eram sucesso absoluto na época. 🤠
O mais legal dessa história é que as mulheres também incorporaram essa fashion trend, e várias atrizes famosas começaram a fazer editoriais usando as peças. Até mesmo a revista Vogue incentivou o uso da peça, classificando-a como western chic.
Na década de 50, a geração rock-and-roll ajudou a popularizar o jeans entre os mais jovens e Marlon Brando e James Dean, os bad boys da época, consolidaram o jeans como uma peça cool. Nas décadas de 1960 e 1970 os hippies usaram o jeans como símbolo de apoio aos trabalhadores, e as feministas viram o jeans como uma expressão da igualdade entre gêneros. Nessa época, por ser considerado um símbolo de rebeldia, o jeans chegou a ser proibido nas escolas, e nem precisa falar que isso só aumentou a sua popularidade né?

Ainda na década de 1970, Calvin Klein foi a primeira marca de alta costura a desfilar a peça nas passarelas e depois disso, começou a era das top models fazerem campanhas de jeans. Na década de 1990, marcas de haute couture como Dior, Versace e D&G entraram no mercado de jeans também.
Hoje, é possível encontrar jeans de todas as formas que agradam todos os estilos e é praticamente impossível imaginar nossa vida sem essa peça tão essencial. E agora que a gente sabe a história toda por trás dela, parece que ficou ainda mais especial, né? 💙
Se você, assim como nós, empolgou com essa história e só quer usar jeans daqui pra frente, fica aqui a dica de alguns modelos que a gente A-MOU:
A legendária Levi’s 501 (que está na promo!)👖
A calça glow wide leg da Jeanious que dá um toque de brilho nessa peça clássica ✨
Essa wide leg da Ateliê das Calças que passa essa vibe anos 70 perfeita ☮️
Tá precisando de ajuda com um look/ocasião? #MeAjudaZelia

É só mandar um email para [email protected] com seu nome, idade, data e hora (se aplicável) e a ocasião que você precisa de um look (como, por exemplo: look com a sua calça de shopping, look all jeans, look para almoçar com os sogros pela primeira vez) que a gente te ajuda com o resto!
Antes de você ir… 🌝
Está curtindo a nossa newsletter? Esperamos que sim! Enquanto não lançamos o app, queremos conectar nossa comunidade e deixar todo mundo atualizado sobre o que está acontecendo no mundinho da moda.
Que tal nos ajudar a fazer nossa comunidade crescer ainda mais? Um pequeno gesto pode ir longe: basta você compartilhar a newsletter de hoje com aquela pessoa que você acha que ia AMAR receber nosso conteúdo semanal. Fica aqui o nosso muito obrigada desde já! 💝
Até semana que vem!

Copyright (C) . All rights reserved.Want to change how you receive these emails?You can update your preferences or unsubscribe
Reply