- Newsletter da Zelia
- Posts
- Desvendando a Voguelândia 🕵️♀️
Desvendando a Voguelândia 🕵️♀️
O carnaval mais fashion do Brasil e cheio de referências ao mundinho da moda!
“Oiii, Vogue! Não sou muito boa em textinhos mas vamos lá rs”
No último sábado (22.02), tivemos o evento pré-carnaval mais aguardado pelos fashionistas! O Baile da Vogue de 2025 foi mais do que ICÔNICO. Com o tema “Voguelândia: O Fantástico Mundo da Moda”, a edição também foi uma celebração dos 50 anos da Vogue Brasil 🎂 A ideia do dresscode era revisitar momentos que marcaram a cultura e estilo (e que são tão relevantes pra história da moda quanto a própria Vogue). E com presenças ILUSTRES como Sabrina Sato, Camila Pitanga e Deborah Secco não teve outra: a noite deixou os amantes de moda suspirando 😮💨
Mas afinal, qual a história por trás de cada visual? Hoje, vamos descobrir as referências dos looks favoritos do nosso time! 🕵️♀️

Reprodução: Pinterest
Ticiane Pinheiro - Carrie Bradshaw

Reprodução: Instagram @ticipinheiro / Pinterest
E já que começamos com uma quote de “Sex and The City”, nada mais justo do que falar desse look que deixou os fãs da série PI-RAN-DO! Ticiane Pinheiro usou como inspiração o polêmico vestido de noiva da Carrie Bradshaw no segundo filme de “Sex and The City”, quando ela é (🚨spoiler🚨) deixada no altar pelo Mr. Big!
O look causa controvérsias pelo chapéu de penas, mas sempre é lembrado como um dos momentos virais da personagem que influenciou milhares de garotas a terem um estilo autêntico. O vestido original era assinado por ninguém mais ninguém menos que Vivienne Westwood (ou seja, o sonho de toda noiva 👰) e fazia parte da coleção de outono/inverno 2007 chamada “Wake Up Cave Girl”, que se inspirava nas técnicas de cortes de diamantes 💎 Já a réplica brasileira ficou por conta de Vitor Zerbinato!
Sabrina Sato - Kevin Germanier x Ponto Firme & Nastassja Kinski na Vogue US 1981

Reprodução: Instagram @sabrinasato / Pinterest
Em pleno 2025, não tem como não pensar em moda e sustentabilidade ♻️ Seja na própria Copenhagen Fashion Week ou até na Semana de Alta-Costura: sustentabilidade é um hot topic e uma necessidade atual! E um dos principais representantes do movimento tem sido Kevin Germanier, que em conjunto com o designer brasileiro Gustavo Silvestre e a sua iniciativa (o Projeto Ponto Firme), tem desfilado looks impecáveis feitos a partir de plástico reciclado costurado numa base de crochê (que é feita por presidiários brasileiros como forma de ressocialização!) 😮 É essa combinação de responsabilidade social e ambiental que estrela o primeiro look da Sabrina Sato no Baile da Vogue 2025. Um vestido super chamativo cheio de cores e texturas!
Mas não para por aí 🖐️ Nossa MOTHER fez uma troca de looks incrível, e apareceu com um segundo visual, inspirado na famosa foto da atriz alemã Nastassja Kinski com uma cobra para a Vogue em 1981! 🐍 A foto original foi tirada por Richard Avedon, um dos principais fotógrafos de moda, e é até hoje considerada um dos retratos mais icônicos do século XX. Na mãos da Sabrina, a foto vira uma releitura em vermelho que também se baseia na história de Adão e Eva, com direito a uma cobra e uma maçã cravejadas de brilhantes ✨
A noite das 1000 Sabrinas

Reprodução: Instagram @thailaayala @pocah
Foi aqui que pediram mais Sabrina Sato? 💅 Falando de moda brasileira, carnaval e Baile de Vogue não tem como não pensar nela! A nossa musa foi inspiração pra 7 PESSOAS nessa edição. Thaila Ayala foi uma das ✨sabrinetes✨ de carteirinha que vestiu um look enviado pela própria Sabrina Sato! A peça florida foi usada originalmente no Baile da Vogue de 2023, que tinha como tema a peça “Sonho de uma noite de verão” de William Shakespeare.
🫶 E provando que ela é gente como a gente e também divide o guarda-roupa com as besties: Pocah também usou uma roupa emprestada pela própria Sabrina! Celebrando parceria de mais de 20 anos com a escola de samba Gaviões da Fiel. A roupa escolhida foi usada pela Sabrina no desfile do carnaval de 2022, que tinha como o enredo “Basta!” - uma crítica às desigualdades sociais. O icônico look representa a própria escola/torcida da Gaviões e foi um dos momentos marcantes da história de amor entre Sabrina Sato e o Carnaval!
Achou pouco? Fernanda Motta, Ana Hikari, Gabb, Karina Sato e Lethicia Bronstein também usaram looks que homenagearam Sabrina Sato!
Thaynara Og - Jennifer Lopez
Thaynara Og escolheu reproduzir um vestido que PAROU A INTERNET! Em 2000, Jennifer Lopez apareceu no red carpet dos Grammys com um vestido verde estampado que era parte da coleção primavera/verão 2000 da Versace. A comoção pelo vestido foi tão grande que, inspirados pela grande quantidade de buscas pela foto da JLo, os engenheiros de software do Google resolveram criar algo que facilitasse a busca por imagens no navegador - sim, a Jennifer Lopez inspirou a criação do Google Imagens 🤯 Em 2020, a JLo ainda desfilou nas passarelas da MFW a convite da própria Donatela, que repaginou o clássico vestido verde pra uma versão sem mangas e com cores mais vivas 💚

Reprodução: Instagram @thaynaraog / Pinterest
Vitória Fiore - Zuzu Angel

Reprodução: Instagram @notthatcliche / Pinterest
Vitória Fiores resolveu trazer o lado político da moda, homenageando o clássico anjo de Zuzu Angel 🇧🇷 Considerada por muitos a primeira estilista brasileira e a responsável por criar um mercado nacional de moda com peças que celebravam a cultura do país. Zuzu usou a sua visibilidade internacional para denunciar o que acontecia no Brasil durante o período da ditadura militar. Um dos seus principais desfiles, da coleção “International Dateline Collection III”, fazia um crítica direta ao governo Médici, com bordados de anjos chorando e palhaços vestido de militares. Em 1976, Zuzu faleceu de forma misteriosa num acidente de carro que somente em 1996 foi reconhecido como um crime premeditado pelo Estado brasileiro. Assim, a memória de Zuzu Angel se torna parte fundamental não só da moda, mas da história brasileira.

Reprodução: Instagram @vagasdemodarj
Gabie Fernandes - Princesa Diana

Reprodução: Instagram @fernandesgabie / Pinterest
Gabie Fernandes resolveu prestar homenagem a um dos icônicos mais influentes da moda: a nossa princesa do povo, Lady Di! 👸💖 O episódio conhecido como “vestido da vingança” aconteceu em 1994, quando o Príncipe Charles assumiu em rede nacional o seu caso com Camilla Parker. Como resposta, Princesa Diana usou um vestido da Chanel feito pela própria Christina Stambolian especialmente para a Lady Di! A foto logo repercurtiu, pois representava o espírito livre e rebelde da princesa com um vestido que ia TOTALMENTE CONTRA os códigos da família Real!
Rica de Marré - Karl Lagerfeld e Choupette

Reprodução: Instagram @ricademarre / Pinterest
Rica de Marré e seu marido ARRASARAM no quesito fantasia em dupla! 🐈️✨ Representado a relação icônica entre Karl Lagerfeld e sua gata Choupette. Inicialmente, Choupette era o animal de estimação do modelo Baptiste Giabiconi que pediu para o designer cuidar da gata enquanto ele estava numa viagem de trabalho. E foi amor à primeira vista! A Choupette se tornou não só a gatinha do Karl Lagerfeld, mas sim um verdadeiro ícone fashion com direito a capa da Vogue e mais de 300.000 mil seguidores. Em 2019, após o falecimento do Karl, ela também se tornou a herdeira de uma fortuna de cerca de R$460 milhões! No Met Gala de 2023, que homenageava o legado do estilista, Choupette foi a inspiração para os visuais de Jared Leto e Doja Cat! UM ÍCONE FELINO 🐾
Any Gabrielly - Diana Ross

Reprodução: Instagram @anygabriellyofficial / Pinterest
A cantora Any Gabrielli resolveu homenagear todo o legado de Diana Ross! ❤️ “Se hoje eu abraço minha identidade e minhas ideias mais malucas, é porque eu tive a sorte de aprender com as ideias mais brilhantes dela”, compartilhou Any em suas redes. O visual escolhido foi o cabelo suuuper volumoso e cheio de flores que Diana usou no “G.I.T. on Broadway” em 1969, um especial musical que reuniu dois dos maiores grupos musicais da época: The Temptations e Diana Ross and The Supremes 🕺 O programa foi um verdadeiro sucesso e, dois meses depois, Diana Ross anunciava sua saída do grupo e começava sua carreira solo!
Para seu segundo look da noite, Any se inspirou no macacão cintilante usado por Diana Ross para a gravação do CD “Diana Ross In Central Park”. O show foi uma iniciativa pra angariar fundos para a criação de um parque infantil dentro do Central Park, conhecido como “Diana Ross Playground” 🎢 O show infelizmente teve apenas 45 minutos já que foi interrompido por uma chuva muito forte, o que não impediu que se tornasse um momento marcante na carreira de Diana!
Anna Egreja - Fim do espartilho

Reprodução: Instagram @annaegreja / Pinterest
”1901 - Liberdade em cada fio” 🧵 Anna Egreja resolveu falar sobre o marco cultural do fim do espartilhos e a invenção do primeiro sutiã. O espartilho surgiu no fim do século XVI e era usado para moldar os corpo das mulheres. As cordas eram apertadas ao máximo e algumas vezes as peças tinham partes em madeira e ferro. Assim, o espartilho se torna uma peça polêmica e que faz parte da história da pressão pelo (inalcançável) padrão feminino. O surgimento do sutiã representa uma evolução na história da moda íntima feminina. Embora existam muitas versões, a mais popular é de que o sutiã foi inventado por Mary Phelps Jacob em 1901. A jovem de 19 anos, que não conseguia achar um corset que não aparecesse em seu vestido de debutante, costurou dois lenços com um laço pra dar sustentação aos seios 👙✨ O modelo logo virou um sucesso, e foi patenteado pela Mary em 1914!
Bianca DellaFancy - Glória Maria

Reprodução: Instagram @biancadellafancy / Pinterest
🎤🗞️✨ Celebrando um dos maiores nome do jornalismo brasileiro, a drag queen Bianca DellaFancy escolheu a peça original que Glória Maria usou no Baile da Vogue em 2016. Com o tema “Pop África”, o baile celebrava a cultura africana e suas influências na cultura e identidade brasileira. Glória usava um body metalizado e um kimono laranja estampado assinado por Walério Araújo! O momento foi marcante por mostrar um outro lado da Glória Maria diferente de tudo que já tínhamos visto na TV, ainda mais alegre e livre. No Instagram, Bianca compartilhou a importância da homenagem: “Esse mês, completam 2 anos desde sua partida em 2023, em decorrência de um câncer. Que Glória Maria permaneça viva em nossa memória e em nossos corações”. 🖤
Camila Pitanga - Linda Evangelista x Bob Mackie & Josephine Baker

Reprodução: Instagram @caiapitanga / Pinterest
E encerrando com chave de ouro 🗝️ Camila Pitanga reuniu duas inspirações que a gente não sabia que PRECISAVA VER JUNTAS! O vestido de franjas da atriz é uma peça original assinada por Bob Mackie e usada por Linda Evangelista para a Vogue de 1990 no ensaio fotográfico “Movers and Shakers”, que falava sobre roupas perfeitas para a pista de dança 💃 Pra dar aquela ✨carnavalizada✨ no look, Camila escolheu um chapéus e leques feitos de plumas, como referência aos usados pela dançarina Josephine Baker, a primeira mulher negra a entrar no Panteão da França e conhecida por ser um símbolo do ativismo racial e cultural!
E aí Zelier? Você conhecia todas essas inspirações fashion? ✨💃🪩
QUAL É SEU LOOK FAV DA NOITE? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply