- Newsletter da Zelia
- Posts
- Dicionário K-popper 🫰
Dicionário K-popper 🫰
Porque todo mundo precisa de ajuda um empurrãozinho pra entrar num novo fandom!
Annyeonghaseyo, Zeliers! 🇰🇷✨ E bem-vindxs ao segundo post da Coreia Week! Nessa semana, nosso time preparou uma série de conteúdos suuuper especiais sobre a Coreia do Sul pra você que quer acompanhar essa potência em ascensão 🚀 Eu tenho certeza que quando a gente toca nesse assunto, você deve lembrar daquela amiga que AMA algum grupo de K-Pop - ou quem sabe você esteja tentando virar a tal amiga! E por isso, nada melhor do que falar sobre essa indústria musical que conquistou o mundo todo. Prepara seu caderninho e bora de Aulinha de K-pop para Iniciantes! ✍️

Reprodução: Pinterest
A Hallyu 🌊
A primeira coisa que você precisa entender é que o K-pop é, acima de tudo, uma indústria. Isso é muito importante porque torna ele diferente do modo de produção musical ocidental. Por exemplo, um Idol de K-Pop treina por MUITOS anos antes de se aventurar pela mídia 🤯 Mas isso não é só pura coincidência: além de gênero musical e indústria cultural, o K-Pop também é um projeto governamental!
Do coreano 한류, a palavra “Hallyu” significa “onda”, e representa o movimento da expansão - ou melhor, da onda - cultural realizada pelo governo da Coreia do Sul. No início do anos 90, os primeiros grupos de K-pop (chamados de 1° Geração) surgem como uma forma de criar um produto que a Coreia pudesse exportar por toda a Ásia.
Eu tenho CERTEZA que você não aprendeu isso na aula de história (não se preocupa, eu também não!) mas muitos países da Ásia passaram por um período de colonização do Império Japonês. O que a gente bem sabe que torna difícil se estabelecer econômica e culturalmente.
Foi aí que a Coreia teve uma grande ideia: “Já que eu não tenho nada a perder, que tal apostar todas as minha fichinhas em grupos de meninos e meninas que dançam e cantam?” E por mais que isso pareça um papo de MALUCO, funcionou!

E foi muito além do K-Pop! Você bem deve saber que o K-dramas e a K-beauty também surfaram na Hallyu e conquistaram o mundo inteiro 🏄️ O resultado? Só o BTS movimenta cerca de 3,7 bilhões de dólares por ano na economia coreana! Desde 1998, o governo sul coreano tem um departamento exclusivo pro K-pop no Ministério de Cultura. E com tanto investimento não teve outra - hits como “Gangnam Style”, do Psy, furaram a bolha da Ásia e popularizaram o K-Pop em todo o mundo!
Sim, Zelier! Você com certeza já ouviu - e dançou MUITO - uma música de K-Pop! “Gangnam Style” consagrou o PSY como um dos Idols mais respeitados no país 😎
Um ritmo que atravessa gerações ⌛️
“Tá. Você falou falou dessa 1° Geração do K-pop… Mas se ela é a primeira, quer dizer que tem outras?”
SIM!!! O K-Pop tem uma divisão de gerações que são marcadas por fatores em comum. Como o estilo de música, as tendências de moda e sua influência na história do K-pop! A 1° Geração, durante os anos 90, brincava num terreno mais seguro: era focado num conceito mais hip-hop que estava suuuper em alta e seguia como exemplo algumas boybands e girlbands que faziam sucesso no Estados Unidos! 🕺
Mas foi mesmo a partir da 2° Geração que o negócio andou! Grupos como o Girl’s Generation (1), Shinee (2), BIGBANG (3) e 2NE1 (4) faziam o maior sucesso pela Ásia! (e em pequenos grupos de K-poppers dinossauras espalhadas pelo Ocidente 🫰🦖) É aqui que o K-Pop começa a tomar forma. Surge, por exemplo, a tradição dos cabelos coloridos pra marcar novas eras. Só o G-Dragon, líder do BIGBANG e um dos maiores Idols da história, criou os famosos photocards e lightsticks (mas calma, a gente já chega neles).

Quer dois fun facts? 1. A Musica “Into The New World”, do Girl’s Generation é a “Evidências” da Coreia! A galera canta a música até em protestos; 2. Essa era do K-Pop tinha muuuuitas músicas experimentais com instrumentais doidíssimos, entre elas “Ring Ding Dong” do Shinee. O problema é que o instrumental da música era TÃO chiclete que proibiram de passar nas rádios durante o período de vestibulares!
Com o seu produtinho cultural estabelecido na Ásia, a Coreia só precisava expandir o K-Pop pro Ocidente! É na 3° Geração que esse plano realmente dá certo. Como eu sei disso? 💅 Eu tenho CERTEZA que você conhece dois grupos da 3rd gen - BTS E Blackpink! Além deles, Got7 (4) e Twice (2) também fizeram parte dessa leva de grupos que mesclava o melhor das duas gerações anteriores: Tinham as particularidades que tornam o K-Pop algo diferente do resto, mas se inspiravam também nos ritmos e tendências Ocidentais! E é aqui que as empresas de K-Pop vão começar a procurar maneiras de tornarem os seus grupos especiais no meio de toda essa explosão 💥

Por fim, a gente chega na 4° Geração - que ainda dominas as paradas mas tá respirando por aparelhos conforme a 5° se aproxima! Grupos aproveitam as portas abertas no Ocidente pra lançar mais e mais conceitos diferentes. Tem Aespa(4) com conceito de cyber universo, tem TXT (2) provando que emo nunca foi só uma fase, Stray Kids investindo em algo dark e músicas experimentais (3) e o News Jeans (1) - que foi o último grande hit do K-Pop - com um conceito anos 2000! (na minha mente, elas super seriam Zeliers ✨ )

The Big 3 👊
“Então devem existir muitas empresas de K-pop pra comandar esse indústria toda, né?”
Sim! Meu Deus, Zeliers… hoje os pensamentos de vocês estão certeiros! 🙈 Eu acho que a todo momento surge uma nova empresa de K-Pop, mas a grande realidade é que a indústria é dominada por 3 grandes gravadoras que formam a maioria dos grupos de sucesso:
YG: Fundada pelo Yang Min-suk, um Idol da 1° Geração! Ela tem grupos como o 2NE1 e Blackpink!
JYP: Fundada pelo J.Y Park, que também ocupa de maior meme entre as K-poppers! Na JYP, surgiram grupos como Twice, GOT7, Stray Kids e Itzy!
SM: Fundada pelo Lee Soo-man, é a empresa responsável pelo Aespa e NCT!
Além disso, existem outras empresas como a Pledis e até a P Nation, selo musical do PSY! Pra além das grandes gravadoras, os grupos e empresas menores que ainda não tiveram sua chance de brilhar são chamados de “nugu” (desconhecidos).

Sim, esse é o cara que criou o Stray Kids. / Reprodução: Pinterest
E finalmente - O DICIONÁRIO!
Zelier, pra te ajudar a entrar no mundinho do K-pop, separei alguns dos termos que me faziam quebrar a cabeça quando eu entrei no fandom!
OS GRUPOS:
Grupo X Banda - Quando a gente fala de K-pop, sempre vamos falar de grupos. Isso porque, na Coreia, bandas são no formato tradicional (com vocalista, guitarra, bateria, etc)!
Trainee - Antes de se tornarem grandes estrelas, os Idols de K-Pop passam por meses e até anos em treinamento pra aperfeiçoarem seus talentos em composição, produção, dança e canto. Quando alguém ainda está nesse período, ele ou ela é um Trainee.
Idol - E já que falamos deles, um Idol é um membro de um grupo de K-pop!
Debut - Quando os Trainees viram Idols, eles formam um grupo e finalmente tem seu tão sonhado Debut: o primeiro lançamento musical do grupo! Se, por exemplo, um Idol que já faz parte de um grupo quiser lançar uma música solo, também é comum a gente que ele vai “debutar” solo, já que é a sua primeira música como artista individualmente.
Comeback - Depois do Debut, todos os lançamentos passam a serem Comebacks.

Um momento muito importante pros grupos é o primeiro prêmio que eles ganham pós-Debut, que a gente chama de “First Win” 🥹 / Reprodução: Pinterest
FAVORITISMOS:
Bias - Sabe como você geralmente tenta esconder o seu membro favorito numa boyband? Aqui no K-pop não tem essa! O seu membro favorito de determinado grupo é o seu Bias.
Utt - E se você, libriana ⚖️, já achou difícil escolher um fav em cada grupo: O Utt é o seu Idol favorito de todo K-pop! Ele é aquele bias que tem um lugarzinho especial no seu coração. É seu favorito dos favoritos!
BG e GG Stan - Por eles terem suas similaridades, é comum que tenham pessoas que prefiram boygroups - grupos masculinos - e pessoas que prefiram girlgroups - grupos femininos. Daí surgem os BG Stans e os GG Stans!
Anti - E se você por acaso tiver aquele grupo que não te desce, saibam que existem também os Antis: as pessoas que não gostam de determinado grupo. Que um conselho de amiga? Às vezes compensa mais só esconder que você é Anti de determinado grupo!

Reprodução: Pinterest
COMPRINHAS:
Álbuns - No K-pop, quando a gente fala de álbum a gente não fala só do lançamento de um Disco. Os álbuns de K-pop também são itens que você pode comprar fisicamente e que vem com vários elementos colecionáveis!
Photocard - O elemento colecionável mais desejado de todos! Os “cards” são fotinhas que vem de forma aleatória em cada álbum. Uns mais raros outros mais comuns, tornando eles produtos que podem ser SUPER caros caso você vire colecionador!
Lightstick - Cada grupo de K-Pop tem a sua “lanterninha” personalizada pra que as fãs levem nos shows e apresentações. Os lightsticks ajudam a compor os projetos de fãs que seguem fanchants em apoio aos grupos
E já que falamos deles… Fanchants - São gritos e partes específicas das músicas que as K-poppers cantam durante as apresentações ao vivo! Você pode ver um tutorial/exemplo de fanchant aqui.
Handbanner - Muitas vezes, os fãs de K-pop se organizam pra fazerem esse mini-cartazes com frases pros membros do grupo lerem durante os shows! Os handbanners fazem parte de uma campanha de arrecadação do próprio fandom e tem que ser autorizados pela empresa e pela produtora do show antes do grande dia!

ENTEDENDO A FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE KPOP:
Stage Name - Os Idols muitas vezes criam nomes artísticos tanto pra facilitar a pronúncia quanto pra se destacarem dentro dos grupos! Pois é, o nome do Suga do BTS não é Suga! Pra íntimas, ele se chama Min Yoongi. Na hora de acompanhar um grupo, é importante se atentar aos nomes pra não achar que existem vários membros com nomes diferentes (baseado em fatos reais 🙈). Além disso, vale ressaltar que na Coreia os sobrenomes vem antes dos nomes. Então se você lê que o nome de tal Idol é Zelia Silva, na Coreia ela é Silva Zelia.
Posições - Dentro de um grupo de K-Pop, cada membro tem as suas funções pra garantirem um verdadeiro espetáculo. Entre elas temos os vocals (cantores), rappers e dancers (dançarinos). Todos os Idols se aventuram nessas áreas, mas as posições indicam quem é o destaque naquela função.
Main e Lead - Vamos focar, por exemplo, nos dancers. Quando a gente diz que um Idol é o Main Dancer do grupo, significa que ele é o grande destaque na dança. Quando um Idol é o Lead Dancer de um grupo significa que ele também se destaca na dança, mas não ao ponto de ser o principal do grupo. O mesmo se aplica pra vocals e rappers!
Lines - As lines são as divisões de Idols que fazem parte da mesma posição. Então a Dance Line de um grupo é a união de mains e leads!
All Rounder/Ace - Um all rounder é um Idol que não ocupa nenhum posição porque ele é muito bom em todas as áreas! O J-Hope, do BTS, é um exemplo de Ace!
Líder - Um membro sempre é escolhido pra liderar o grupo. Isso significa que ele é tipo um representante de turma, que muitas vezes fala pelo grupo e é o responsável por organizar o caos e confusão em premiações e eventos!
Visual - Imagina você ser TÃO lindo que os seus colegas de trabalho, chefes e fãs te elegem o mais bonito do grupo? Bem-vindo ao mundo dos visuals! O Jin do BTS, por exemplo, é o visual do grupo. Vale ressaltar, que ele é escolhido com base nos padrões de beleza coreanos!
Maknae - O maknae é o membro mais novo do grupo.
SubUnit - No K-pop, é normal existirem grupos muito grandes que podem ter até mais de 10 pessoas. A solução pra organizar tudo isso de gente é criar SubUnits, ou seja, subdivisões do grupo!
Disband - “Aquele que é o mais temido de todas as edições do BBB”. O disband acontece quando um grupo encerra suas atividades e dá uma de Onde Direction.
Conceitos - Muitos grupos tem conceitos que vão ser explorados em todos os comebacks! Por exemplo, o New Jeans tem um conceito de anos 2000. Ele é basicamente o que dita toda a estética do grupo! Mas calma, não é algo fixo. O Twice foi um grupo que foi de um conceito fofo para algo meio girl crush (mais cool girl e mais maduro).
Hyungs, Unnies, Oppas e Nunas - Na Coreia, os honoríficos são palavras que a gente usa pra se referir de forma respeitosa com pessoas mais velhas. Eles tem variação de idade e gênero, e são utilizados pelos Idols respeitando a hierarquia de idade do grupo. Para homens de se referindo a homens mais velhos, usamos o “hyung”. Para mulheres se referindo a mulheres mais velhas, usamos o “unnie”. Para homens se referindo a mulher mais velhas, usamos “nuna”, e pro inverso, usamos “oppa”!

O Stray Kids tem uma música super legal chamada “Maknae On Top” / Reprodução: Pinterest
ACOMPANHANDO OS GRUPOS DE PERTINHO:
Bubble - Uma rede social por assinatura onde você recebe mensagens do Idol da sua escolha!
VLive - A principal plataforma onde os Idols faziam lives pra bater papo com os fãs!
Programas de Variedade - No canal das empresas ou do grupos, é comum eles gravarem programas com competições, tags e brincadeiras! (minha parte fav do K-pop porque eu posso assistir milionários brigando pra ganhar uma torradeira)
MNet - Canal de televisão responsável pelos principais programas de apresentação e premiações do K-pop!
MAMA Awards - Mnet Asian Music Awards! É basicamente o Grammy do K-pop!
Dispatch - Portal Léo Dias da Coreia! (fun fact: eles revelam um casal de famosos todo Ano Novo)
Prontinho, Zelier! Agora você pode respirar fundo porque está mais preparadx pra se aventurar no K-pop. Meu principal conselho é tentar ouvir de tudo e consumir conteúdos gravados pelos membros até descobrir aqueles grupos que alugam um triplex na sua cabeça 💚

Reply