- Newsletter da Zelia
- Posts
- A era dos Dupes 🤯
A era dos Dupes 🤯
Uma linha tênue entre acessibilidade e responsabilidade, o fenômeno dos dupes é definitivamente um assunto pra gente refletir

Fonte | Reprodução: New York Post
Vocês já ouviram falar em “dupes”? 🤔 Esse termo tem dominado as pautas no mundinho da moda nas últimas semanas.
#DescomplicaZelia 🔍: “Dupe”, abreviação para “duplicate”, traduzindo para “duplicado” seria a produção de uma peça bastaaante semelhante a algum produto, basicamente uma tentativa de replicar um item caro/de luxo, criando uma opção hiper parecida, porém em um preço acessível.
@annaboogieanna A polêmica dos DUPES e as marcas de luxo. #dupes #dupe #fashion #fashiontiktok #moda #viral
Vemos bastante esse “fenômeno” acontecer com bolsas, perfumes e itens de beleza. Quanto mais semelhança houver com o produto original, mais o dupe é desejado 👀 Se antes as pessoas tinham vergonha de possuir a “copia” muito óbvia de um item, a prática atualmente virou motivo de orgulho e até mesmo sinônimo de viral! Por exemplo, a hashtag #dupe no tiktok tem mais de 240 mil publicações.

Criadores de conteúdo dão exemplos de dupes de grandes marcas nas redes sociais. (Fonte | Reprodução: TikTok)
Essa “tendência” se popularizou bastante entre a geração Z, primeiro por ainda ser um grupo muito jovem pra ganhar salários altos - e consequentemente conseguir investir em produtos caros - depois por uma geração que defende a democratização dos artigos de luxo.
@sogarico É DUPE!!!! Eo que vocês acham de um video de originais x dupes? Acho que vai ficar mais claro vendo eles em ação 🫡 #TikTokBeleza #maquiage... See more
Decidimos trazer esse assunto que gera bastaaante reflexão na newsletter dessa sexta, pra gente abrir espaço pra discutir essas práticas no mundo da moda. Ah! e queremos ouvir vocês também, viu?! 👀 Segue o fio:
First things first: A gente confessa que gosta bastante da ideia da dessa democratização ao acesso à produtos que estão em alta… Afinal, a gente vive em uma era de redes sociais que, querendo ou não, incentivam o consumo e fazem a gente desejar e sonhar com aqueles itens populares.
Porém, entretanto, todavia… Infelizmente sabemos que o preço desses produtos são acima da média, além de muitos estarem disponíveis apenas no exterior. Consequentemente, os produtos originais se tornam inacessíveis para grande maioria. 💭 Ah! E não precisamos nem citar os impactos sociais e ambientais que essa “cultura” provoca, né?!
POR OUTRO LADO, por aqui nós também sabemos a grande saga que é levar um produto de protótipo até o produto final. Precisamos reconhecer: é mega trabalhoso criar uma coisa que realmente vai encantar as pessoas. São meses de trabalho de equipes de pesquisa e desenvolvimento, testes com consumidores, fazer e refazer os testes, coordenação com o marketing para o lançamento, estratégia de distribuição... Então pensa só a trabalheira e o tanto de gente envolvida nos bastidores! 🤯🤯🤯
Em fofoca de bastidores reunião do nosso time sobre esse assunto, o Team Zelia acredita que sempre dá pra uma marca adicionar o toque dela à um produto, sem precisar ficar copiando o que o ‘coleguinha’ fez lá atrás.
Quer um exemplo? 💡 No último ano começamos a ver todo mundo falar de hidratantes labiais, especialmente após os lançamentos da Rhode, da Hailey Bieber.

Fonte | Reprodução: @rhode
ÓBVIO que é normal várias empresas voltarem a atenção para esse segmento e começarem a produzir hidratantes labiais também, né?!
Mas será que pra conquistar o público e garantir as vendas precisaria produzir uma cópia fiel ao da Rhode? 🤔 Não! E sabe qual marca conseguiu aproveitar bem o desejo do público e produzir um novo produto com excelência??? A Carmed em parceria com a Fini! 🤌 Reparem que são dois produtos que, em substância, são bem parecidos, mas o conjunto de branding + embalagem + cor + composição da fórmula + aroma faz com que ambos sejam incrivelmente originais.

Fonte | Reprodução: @carmed
Um dos principais argumentos das pessoas que são #teamdupes é que os dupes não prejudicam a economia da marca original, já que muitas vezes os consumidores dessa marca provavelmente nunca vão recorrer aos dupes, e os consumidores de dupes escolhem os dupes justamente pela falta de acesso ao original. Mas será que isso é uma questão estritamente financeira assim? 💭
Agora, é óbvio, queremos ouvir você: Concorda com a nossa reflexão? Se não, vamos adorar ouvir a sua opinião sobre o assunto (e potencialmente até mesmo trazer um outro POV para as nossas leitoras semana que vem! Imagina só? 🤌)
Acesse esse post em https://www.newsletterdazelia.com.br, deixe sua opinião nos comentários e participe da nossa próxima news! 👩💻
Toc, toc! Tem alguém ai? 🚪

Giu, conta pra gente: quais foram as 3 coisas que alugaram um TRIPLEX na sua cabeça nos últimos dias?
Me chamo Giuliana, ou Giu para os mais próximos. Sou estudante de jornalismo e uma virginiana apaixonada por moda e beleza, que além disso ama contar histórias. Ler é o meu refúgio, por meio dos livros procuro viver diferentes realidades e cultivar minha criatividade.


Amou? Confira os itens desejo da Giu aqui:
Okoko & Abel 💝 - Marca
Camisa Jeans 💙 - C&A
Macaquinho Compress 🖤 - Lela Brandão CO.
Camisetão Treina Fofo 🐻 - Lela Brandão CO.
Blusa Dedinho 🤌 - Lela Brandão CO.
Quer aparecer aqui também? Toda semana quem aparecer na news indica uma outra pessoa para participar do Fashion Triplex, mas 💗 ÓBVIO 💗 que a gente aceita pedidos para quem quiser aparecer também!! Se esse for o seu caso, manda um email pra gente!
Tá precisando de ajuda com um look/ocasião?#Meajudazelia ✨

Fonte: Giphy
É só mandar um email para [email protected] com seu nome, idade, data e hora (se aplicável) e a ocasião que você precisa de um look que a gente te ajuda com o resto!
Até semana que vem! 💚
Reply