- Newsletter da Zelia
- Posts
- [milebooks #3]: Toc, Toc. Quem é? Uma ressaca literária misteriosa!
[milebooks #3]: Toc, Toc. Quem é? Uma ressaca literária misteriosa!
Aquele momento que você só quer ler, mas não consegue!
Castigo do monstro: Ela voltou, a mais temida de todos os tempos… A ressaca literária. Acabei de passar por isso e foi muito, MUITO RUIM. Sabe quando você termina um livro muito marcante, impactante, que te destrói e fica simplesmente incapaz de ler qualquer outra coisa? ERA ASSIM QUE EU ESTAVA!!! Terminei O Cortiço, de Aluísio Azevedo e fiquei tão em choque com o que li, que simplesmente não conseguia pegar em outro livro. Fiquei assim por quase duas semanas!!
Este livro tem uma carga histórica e emocional tão profunda, que simplesmente acabou comigo. Por isso, tive que apelar para os meus métodos mais fortes para sair dessa. Decidida a não deixar meu cérebro me vencer nessa disputa, desenvolvi ao longo dos anos métodos infalíveis (para mim), depois de muita tentativa e erro, conversas com amigas passando pelo mesmo e situações de extremo desespero.
Como dica boa, é dica compartilhada, vim aqui espalhar a mensagem para vocês amigas leitoras. Espero que ajude você que tá aí querendo desesperadamente ler e não consegue! Aqui vão cinco dicas para tirar vocês da ressaca literária:
1. Ambiente Confortável
Eventualmente, na loucura da vida, tudo que precisamos é de um momento de tranquilidade para ler. Sei bem que, às vezes, não é fácil conseguir justamente isso. Os lugares em que mais leio são o transporte público e junto com meu namorado jogando/vendo jogo, ou seja, ambientes nada tranquilos. Mas sempre que consigo, busco refúgios para conseguir me concentrar e ter um pouquinho de paz para uma boa leitura!
Quando em casa, tomo um banho quentinho, boto um pijama confortável, deito embaixo das cobertas com as luzes apagadas, uma taça de vinho, fones de ouvido e meu kindle em mãos para um momento de tranquilidade. Ocasionalmente, quando tenho tempo e disposição, vou até a Praia do Flamengo ou jardins do Palácio do Catete, estico minha canga, deito para ler acompanhada de besteirinhas gostosas para comer, música nos fones e dedico toda a minha atenção ao livro. Entendo perfeitamente que isso não cabe na rotina de todo mundo, mas se você conseguir, faz esse esforcinho por você! Procure esse ambiente, construa seu momento de leitura e faça dele um momento que te deixe confortável à sua maneira! Seja em casa, na praia, em um parque, na varanda, onde for melhor para você.

Fonte Imagem | Reprodução: Internet
Aproveite esses momentos para ler aquilo que você gosta! Livros com tropes que você sabe que é impossível não gostar, suspenses que te deixem obcecada, romances que te deixem de coração quentinho e que te prendem até o final. Por isso, vamos começar as indicações de hoje com um romance bem gostosinho!
Cindy Tredici é uma patricinha que quer mudar de ares depois do seu término com Kevin. Com a aposentadoria dos pais, ela decide assumir os negócios da família. Enquanto Kevin Charles está tentando superar a Barbie ambulante que o bagunçou, o sogro do seu irmão pede ajuda com a empresa, ele sabe que aquela é sua chance. Tudo estaria perfeito, se não fosse uma coisinha: ambos trabalharão na mesma empresa e entrarão em uma disputa pelo comando dela.
Uma leitura sensacional! Amei ir entendendo as nuances envolvendo os personagens, a tensão entre os dois é palpável, acompanhar a disputa e a construção dos motivos da Cindy ser quem é. Declaro aqui então meu lema: Cindy rainha, o resto nadinha!
Por isso que eu indico Os sócios, de Olivia Uviplais.

Fonte Imagem | Reprodução: Internet
2. Familiaridade
Voltar para livros que já leu é sempre uma boa alternativa! Por aqui, reler Percy Jackson é batata. Amo voltar aos verões no Acampamento Meio-Sangue (sim, sou semideusa. Chalé 13!), será sempre um lugar confortável de revisitar! Indico que busque releituras do seu livro favorito, aquele incrível, que quando leu a primeira vez virou da sua personalidade, que leu em pouquíssimo tempo, que viraram suas obsessões! Vai por mim! Não há nada como aquele quentinho no coração de rever seus personagens favoritos e perceber que eles continuam os mesmos por quem se apaixonou.
Se não gosta de releituras, busque opções de autores que você já tenha um carinho, que já leu vários livros e que gosta da escrita. Por aqui, sempre aproveito para dar um pulo no mundinho de mistério da gatinha triste (Agatha Christie) e encontrar na genialidade dela algo que me prenda de novo ou visitar cientistas altos e gostosões, cadelos de suas mulheres, escritos pela Ali Hazelwood. Funciona sempre para mim!
Outra opção é a leitura daquela série de livros que você amou o primeiro e não parou para ler ainda os que vieram depois, que lançaram posteriormente ou não tinha tradução ainda. Por aqui, desde que descobri que os filmes de O Diário da Princesa, são adaptações literárias, enlouqueci! Fiquei parecendo aquele meme de “com quantos anos você descobriu que…”. Comecei a ler e ameiiiii demais conhecer mais a fundo Mia Thermopolis e sua vida de ascensão a realeza genoviana. Por isso, sempre revisito genovia nestes momentos de ressaca. Indico ⭐️ TODOS⭐️ da Meg Cabot.
A princesa apaixonada, é o terceiro livro de O Diário da princesa de Meg Cabot. Depois de acompanharmos a Mia saindo de uma adolescente normal à princesa Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, da Genovia, agora veremos ela descobrindo o universo da paixão. Neste, que é meu livro favorito da série, Mia divide sua atenção entre ser princesa, com a preparação para sua entrada oficial na sociedade genoviana, sob a direção de sua grandma e manter sua vida de adolescente, dando elaboradas desculpas para escapar de Kenny, seu namorado. Já que ela está apaixonada por outro menino!
Amei demais ver esses primeiros passos da Mia sendo uma adolescente bobinha, que se apaixona, quebra a cara, faz burrada, que está entendendo o que é gostar de alguém e como lidar com esses sentimentos. Ela é o retrato exato do que é ser adolescente. Com um baita plus de descobrir que é herdeira de um trono! Outra coisa que é fantástica de acompanhar! Como ela assume essa responsabilidade, as aulas de etiqueta com a vó, como isso impacta a vida social dela e, sinceramente, acho que Mia lida muito bem com tudo isso. Eu só sumiria do mapa. Além de ser uma leitura curtinha, super fluída e gostosíssima! Toca bem ali naquela nostalgia gostosa.
Por isso que eu indico A princesa apaixonada, de Meg Cabot.

Fonte Imagem | Reprodução: Internet
3. Livros Farofeiros
A solução encontrada para sair desta última ressaca foi ler o livro mais besta do mundo todo, com a minha amiga diva @lelalizs. Completamente influenciadas por uma thread no twitter (me recuso a chamar de X), resolvemos ler O ceo dinossauro, que viralizou nas redes sociais. Apenas pela graça da leitura de algo tão idiota que daria uma boa história para contar. E, cara, surpreendentemente, foi muito divertido! Rimos do início ao fim com aquela bobeira. Me agregou em algo? Não, mas tive um momento super divertido com a minha amiga e funcionou perfeitamente para me tirar da ressaca! Eventualmente, é isso que nossa cabeça precisa para dar uma relaxada e voltar para a programação normal. Algo bobinho, que não te exija tanto e que seja fácil.
Você não precisa chegar ao meu nível e ler algo bobo assim. Para vocês não sofrerem atrás de algo, aqui vai um livro farofa perfeito para esse momento de ressaca!
Lady Camembert tem aversão a ideia de se casar. Ou melhor, de se casar com um homem. Mas sendo uma mulher solteira não poderia receber a herança de seu pai. Para isso, ela adota o disfarce de homem e muda para a capital do Reino de Fromage, onde ninguém a conhece, adotando a alcunha de Conde Camembert. Fica difícil manter o disfarce com a aproximação da Princesa Brie, com seu ativismo incansável e grande senso de moda, que conquista Cam. A amizade crescente rapidamente se transforma em algo mais…
Uma história em quadrinho MEGA FOFA e cheia de referências a queijo! Li tão rapidinho que nem vi o tempo passar. Fiquei completamente apaixonada pela relação das duas, a construção dos sentimentos, as amizades que as envolvem em proteção e cuidado e a força e coragem de Brie de defender seu amor por Cam. Uma linda história de amor!
Por isso que eu indico A princesa e o queijo quente, de Deya Muniz.

Fonte Imagem | Reprodução: Internet
4. Livros Curtos
Aqui funciona muito bem ler livros mais curtos, HQs e contos. Assim você volta a ler algo que gosta, mas vai em um ritmo mais tranquilo e sem se embrenhar novamente em uma história grande e densa. Aposte naqueles spin-offs, capítulos extras e contos relacionados a livros que você já leu. Uma vez em uma ressaca, desesperada por algo que me desse nostalgia ao ponto de conseguir ler, encontrei A breve segunda vida de Bree Tarner, de Stephenie Meyer, livro que se passa durante os acontecimentos de Eclipse, da Saga Crepúsculo e fiquei completamente obcecada por essa história a parte. Li tão rapidinho que fiquei até triste por ter acabado muito rápido. Mas caso queira ler algo totalmente novo, que te apresente uma nova história, um novo mundo, aqui vai uma excelente opção!
Sarah é assistente do dono de uma das maiores empresas organizadoras de eventos do país. Ela passou dois anos organizando a vida de Renato William dentro e fora da empresa, além de sempre o acompanhar em viagens. Quando se vê exausta da rotina maluca que tem e com novos objetivos pessoais para seguir, Sarah pede sua demissão. Faltando um mês para o Natal, ela começa seu aviso prévio. Na última viagem com o chefe, ela começa a treinar sua substituta, para não deixar William, com quem não admite, mas desenvolveu uma amizade, na mão.
Este aqui ganhou totalmente meu coração quando o li! Um livro perfeito para te tirar da ressaca. Gostinho de Sessão da Tarde! Bem curtinho, ideal para ler no ônibus na volta do trabalho/faculdade. Muito bem desenvolvido e amarradinho. Leitura fluida demais! Personagens extremamente cativantes, com personalidade e bem desenvolvidos. Ambientação deliciosa com aquele pé no Natal que EU AMOOOO!
Por isso que eu indico Aviso prévio, Lua Exmovi.

Fonte Imagem | Reprodução: Internet
5. ✨ Não Ler✨
Por último, um conselho que pode parecer óbvio, mas que, para a maioria, pode não ser. Se permita descansar! Não leia! Deixa sua cabeça absorver, digerir e aproveitar a última história. Reflita sobre o que você leu, leve a história para debates com seus amigos (O cortiço era meu livro do clube do livro, logo, falei bastante com meus amigos sobre), escreva sobre como foi o processo de leitura. Faça disso algo, só não deixe te consumir!
No mundo em que vivemos, se não estivermos sempre em produção, parece que tem algo de errado. Mas não tem! É possível terminar uma leitura e não emendar na outra. Saia com seus amigos, vá a praia, faça um passeio, visite um museu, ocupe sua mente com outro hobbie. Faça as unhas, o cabelo, cuide da sua casa, brinque com seus animais de estimação. Tá tudo bem desacelerar. Você não está fazendo nada de errado! Isso também é uma forma de sair da ressaca. Não deixar isso ser algo tão grande que te deixe mal, é também um jeito de não deixar seu cérebro vencer você. Volte quando perceber que já está pronta para outra história!
De: Milebooks 📚️
Para: Amiga literária
P.S: Indico todos os livros citados neste texto! (O do dinossauro por sua conta e risco)
Reply