[PRIDE WEEK #1] Livros pra ler com orgulho!

Separamos nosso livros favoritos cheios de representatividade 🏳️‍🌈

*ler na voz na Narcisa* Pros gays! Pros gays! Uma semana pros gays! 🗣️

Brincadeiras à parte, a gente não podia deixar o mês do orgulho LGBTQIAPN+ passar em branco! Em junho, celebramos a diversidade, a resistência e principalmente a liberdade de quem se permite ser fiel a si mesmo. E num mundo de ataques constantes, uns dos refúgios de comunidade são eles: os livros 📚️ Mais do que simples histórias, eles tem o poder de transmitir sentimentos, inspirar gerações e permitir que a gente entenda - nem que seja só 1% - o que é enxergar o mundo pelos olhos de outra pessoa… Por isso, nada mais justo do que começar a nossa 🏳️‍🌈pride week🏳️‍🌈 com uma lista de livros que deixaram a gente de coração quentinho 💖 

1. HEARSTOPPER

“Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos.” (Amazon)

2. COM AMOR, SIMON

“Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas ― afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.” (Amazon)

3. A GENTE SE VÊ NA PARADA

“O que Azad, Milena, Nicolas, Íris, Odara e Romário têm em comum? Todos estão em São Paulo na data mais colorida do ano. Por força do destino, os seis passarão pela Avenida Paulista no dia 11 de junho, quando viverão os momentos mais transformadores de suas vidas. Em seis contos emocionantes, os autores Abdi Nazemian, Ariel F. Hitz, Arquelana, Mariana Chazanas, Pedro Rhuas e Ryane Leão apresentam histórias que celebram as inúmeras formas de amor e os múltiplos encontros da comunidade queer durante a maior Parada do Orgulho LGBTQIAP+ do mundo.” (Amazon)

4. O AMOR NÃO É ÓBVIO

“Íris Pêssego só pensa naquilo. Não naquilo que você está pensando, apesar de esse ser o assunto que inflama os ciclos hormonais dos alunos no Colégio São Patrique. Mas Íris não se importa com o fato de que todo mundo está obcecado com a própria virgindade... Porque ela está ocupada demais pensando naquilo: o motivo pelo qual Cadu Sena e Camila Dourado terminaram. Não que ela não saiba o motivo. Saber ela sabe (todo mundo sabe), só não o entende. Cadu, seu amor platônico (e o de todo mundo), de repente é carta fora do baralho. Camila decidiu, às vésperas da formatura, aparecer de mãos dadas pelos corredores do colégio com uma garota. A vida de Íris virou uma novela e ela vai se meter nas maiores enrascadas para responder a uma única pergunta: quem é Édra Norr? E o problema de estar se perguntando isso é que, assim como o amor, a resposta não será nada óbvia.” (Amazon)

5. VERMELHO, BRANCO E SANGUE AZUL

“Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta. O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?” (Amazon)

6. OS 7 MARIDOS DE EVELYN HUGO

“Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.” (Amazon)

7. ELA FICA COM A GAROTA

“Alex Blackwood é teimosia com uma pitada de caos e uma boa dose de flerte. Ela sabe como ficar com a garota. Manter, no entanto, é outra história. Molly Parker tem tudo na vida sob controle, exceto a completa falta de tato social perto de qualquer pessoa que não seja sua mãe. Ela sabe que é apaixonada pela incrível Cora Myers. Só nunca chegou a realmente falar com ela na vida. Alex e Molly não parecem fazer parte do mesmo planeta, que dirá do mesmo campus da faculdade. Mas quando Alex, depois de um término péssimo (mas com sorte não permanente), descobre a paixão escondida de Molly, elas percebem que têm um interesse em comum. Talvez, se Alex se voluntariar a ajudar a colega a ficar com a garota de seus sonhos, ela consiga provar para sua ex que não é uma egoísta paqueradora e que está pronta para se comprometer de verdade.” (Amazon)

8. UM MILHÃO DE FINAIS FELIZES

“Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas. Mas é quando conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.” (Amazon)

9. ENQUANTO EU NÃO TE ENCONTRO

“A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez. Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro… Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?” (Amazon)

10. UM TRAÇO ATÉ VOCÊ

“Lina tem quase tudo na vida. Estuda em uma das melhores universidades do país, mora em um bairro de classe média alta de Belo Horizonte e está sempre se divertindo com os amigos. Nos planos, faltam apenas o apoio dos pais para a carreira de ilustradora e o dinheiro para um sonhado curso de desenho no Chile. Quando consegue uma vaga de estágio, ela acredita que está tudo resolvido. Apesar de não gostar de Administração, o projeto sobre inclusão e diversidade parece interessante. Mas Lina logo recebe olhares estranhos e tarefas que colocam sua capacidade em xeque. E talvez isso tenha a ver com a cor de sua pele. Então seu caminho cruza com o de Elza, uma estudante do curso de Letras que traz em seus versos a importância da luta por uma sociedade mais justa. Juntas, Lina e Elza vão confrontar seus medos, suas inseguranças e viver uma história de amor inesquecível. Um traço até você é uma narrativa arrebatadora e sensível sobre autodescoberta, os desafios da vida adulta e o que significa ser jovem, negra e audaciosa em um mundo que deslegitima seu direito de ocupar todos os espaços.” (Amazon)

11. COOL FOR THE SUMMER

“Larissa sempre teve olhos apenas para Chase Harding. Alto, forte, fofo, estrela do time de futebol americano da escola e gostoso em tempo integral, ele finalmente começou a prestar atenção nela. Mas o momento não poderia ser mais inoportuno, porque agora ela não consegue tirar da cabeça os dias de verão um tanto quanto confusos, românticos e estranhamente perfeitos que viveu com uma garota chamada Jasmine. As coisas ficam ainda mais esquisitas quando Lara descobre que Jasmine se transferiu para sua escola e percebe que a garota parece disposta a esquecer tudo o que aconteceu entre elas.” (Amazon)

12. VERÃO DE LENÇO VERMELHO

“Vinte anos depois de ter passado seu último verão no acampamento Andorinha, Iura decide voltar. Os tempos são outros: já não existe União Soviética, o muro de Berlim caiu, sua vida seguiu adiante. Então não é nenhuma surpresa que, ao chegar lá, ele só encontre ruínas. Ruínas repletas de memórias. Memórias daquele verão usando lenço vermelho no pescoço. O verão em que participou do clube de teatro ― e até acabou gostando. Em que inventou histórias de terror para divertir as crianças mais novas. Em que passeou de barco e deitou sob a sombra do salgueiro. O verão em que conheceu Volódia, um rapaz certinho, educado e muito inteligente. O verão em que viveu seu primeiro amor. Talvez, enterrada ali em algum lugar, exista alguma pista que o leve até Volódia. Afinal, algumas pessoas marcam nossa vida para sempre ― e, mesmo décadas depois, ainda vale a pena lutar por elas.” (Amazon)

13. SÓ GAROTOS

“Patti Smith revive sua história ao lado do fotógrafo Robert Mapplethorpe, enquanto os dois tentavam ser artistas e transformar seus impulsos destrutivos em trabalhos criativos. Era o final dos anos 1960, e Patti teve de se virar como pôde: morou nas ruas de Manhattan, dividiu comida com um mendigo, trabalhou e dormiu em livrarias e até roubou os colegas de trabalho, enquanto conhecia boa parte dos aspirantes a artistas que partilhavam a atmosfera contestadora do famoso ‘verão do amor’. Foi então que conheceu o rapaz de cachos bastos que seria sua primeira grande paixão: o futuro fotógrafo Robert Mapplethorpe, para quem Patti prometeu escrever este livro, antes que ele morresse de aids, em 1989. Só garotos é uma autobiografia cativante e nada convencional. Muitas vezes sem dinheiro e sem emprego, mas com disposição e talento de sobra, os dois viveram intensamente períodos de grandes transformações e revelações - até mesmo quando Robert assume ser gay ou quando suas imagens ousadas e polêmicas começam a ser reconhecidas e aclamadas pelo mundo da arte.” (Amazon)

14. EU, MINHA CRUSH E MINHA IRMÃ

“Antônia se meteu numa baita confusão. Ela topou um namoro de mentira com sua maior crush, Júlia. Tudo porque Júlia quer ficar mais perto de Tamires, irmã de Antônia — e a lésbica mais disputada da faculdade. Quanto mais dates falsos as duas têm, mais elas se aproximam, e Antônia pode jurar que aquela conexão é pra valer. Mas Júlia está irredutível em sua missão de conquistar Tamires, e talvez Antônia esteja perdendo a chance de se envolver com Camila, uma colega do curso de cinema que parece gostar de Antônia do jeitinho que ela é. Agora caberá a Antônia decidir até onde consegue levar essa mentira sem machucar quem ama — e o próprio coração.” (Amazon)

15. CRUZEIRO DO AMOR

“Alessandro, ou QueerAndro, como é chamado em suas redes sociais, é um booktoker de sucesso que acabou de ser traído e abandonado pelo namorado Raul. Agora ele precisa de um namorado de mentirinha para acompanhá-lo em uma publi no Cruzeiro do Amor, e o ator Benício é o escolhido. Três dias em um cruzeiro podem trazer o amor verdadeiro?” (Amazon)

Zeliers, se tem uma coisas que nós entendemos é que ler é resistir e escrever muda vidas. Boa leitura! E se lembre de que a nossa equipe sempre morre de orgulho da nossa comunidade 🏳️‍🌈💖 

Reprodução: Pinterest

Reply

or to participate.