nosso resumão da semana de alta-costura 2025

.... passava 80% do meu tempo falando "semana de moda" e nos outros 20% torcia para que alguém falasse "Chanel" para eu poder falar ainda mais.....

Se 🫵você🫵 é zelier de carteirinha, certamente você já acompanhou nossa cobertura completa do que rolou na icônica Haute Couture Fashion Week ao longo dessa semana. Mas aí vocês podem estar se perguntando: “ué mas se vocês já fizeram a cobertura completa da fashion week, não seria meio repetitivo fazer um resumão?

claro que não e a gente te conta o porquê: a cobertura ao vivo, no dia da fashion week tem o propósito de te manter informada e atualizada sobre tudo que aconteceu. É prática, rápida e eficaz.

Mas por aqui a gente sente que as vezes é necessário um tempinho para digerir tudo que a gente viu, ouvir pontos de vista distintos sobre os desfiles e aprofundar no conceito de cada marca. E é aí que entra nosso resumão: ele é a oportunidade perfeita para trazer tudo que observamos ao longo da semana com uma profundidade que a cobertura real-time não nos permite ter. slow content, sabem como é, né?

Então vamos começar do começo e de quebra aprender um pouquinho de francês: a semana de moda que acabou de acontecer é a semana de moda de alta-costura (Haute Couture), que é diferente das semanas de moda tradicionais (Prêt-à-Porter). E qual a diferença entre elas?

Prêt-à-porter: Significa "pronto para usar" em francês. São roupas produzidas em grande escala e vendidas nas lojas. Elas têm numeração padrão e não são feitas sob medida, mas ainda podem ter muita qualidade e design sofisticado.

Haute Couture: É a alta costura, o alto luxo exclusivo da moda. São roupas feitas sob medida, à mão, com materiais caríssimos e técnicas artesanais. Apenas algumas marcas podem usar esse termo, pois precisam seguir regras específicas da Câmara Sindical de Alta Costura de Paris.

A gente gosta de pensar que a semana de moda de alta costura é aquele momento que as grandes maisons tem de brilhar e mostrar para o resto do mundo porque são consideradas referências em conceito, execução e habilidade artesanal. Sem falar que, como em toda semana de moda, o que é visto nas passarelas dita a tendência do que vamos ver em red carpets, no varejo e até mesmo no streetwear daqui pra frente.

ou seja já escolhemos mentalmente pelo menos uns 3 vestidos para a Fernanda Torres usar no Oscar esse ano

Então, caso você queira se aprofundar nesse mundinho, ou caso você não tenha conseguido acompanhar (porque acredite, tinham desfiles começando às 6h da manhã), sua equipe favorita reuniu os melhores highlights em um só lugar para você ficar pode dentro de tudo!!

PRIMEIRO DIA (27/01)

  • Schiaparelli e o fim do minimalismo!

Precisamos falar sobre a Schiaparelli de Daniel Roseberry! Para essa coleção, a inspiração do diretor criativo veio após encontrar fitas dos anos de 1920 e 1930 em uma visita a um antiquário. As peças são dignas de uma exposição em um museu de arte! Com a paleta de cores que se dividia em preto, bege e dourado, e elementos como tules, bordados e cetim, a marca mais uma vez provou que as “extravagâncias” do maximalismo devem ser exaltadas e exploradas!

Reprodução: Vogue Runway

“Meu olho estava sedento por coisas mais elaboradas. Estou tão cansado de todo mundo constantemente igualar modernidade com simplicidade. O novo também não pode ser trabalhado, ser barroco, ser extravagante?”

Daniel Roseberry sobre Spring/Summer 2025

Destaque especial para essa espécie de enchimento que vários vestidos tinham ao redor do quadril, que ajudam a dar a ilusão de uma cintura ainda mais fina. Mas vocês sabem o que a volta da cintura fina realmente significa? Vale assistir essa reflexão histórica SUPER relevante!

  • Dior nos leva até o País das Maravilhas…

Para 2025, Maria Grazia buscou inspiração na “fascinação infantil” com objetivo de resgatar a fragilidade e delicadeza da infância. Foi basicamente como uma interpretação pessoal de “Alice no País das Maravilhas”, recheado de tules, rendas, laços e elementos que evidenciam o ultrafeminino, fazendo com que a gente tenha aquele review dos nossos sonhos de infância!

Reprodução: Vogue Runway

Ah! Vale lembrar aqui que a maior fofoquinha do mundinho fashion é que talvez Maria Grazia Chiuri deixe a Dior e no seu lugar entre simplesmente o icônico Jonathan Anderson. Deus, se for da sua vontade, estamos PRONTAS!!! 🙏 

  • Giambattista Valli nos leva até os Jardins de Menara (e agora a gente não quer mais voltar!)

Fechando o primeiro dia com chave de ouro: volume, babados, estampas e muuuito drama - do jeitinho que a gente gosta - marcaram a coleção de alta-costura de Giambattista Valli, inspirada nos Jardins de Menara, no Marrocos.

A harmonia perfeita entre romantismo e modernidade! O desfile soube entregar o contraste perfeito entre tons fortes e suaves, além de apresentar os sapatos perfeitos pra um dia no jardim: rasteirinhas e sapatilhas LINDAS! É oficial: Giambattista Valli ama mulheres!

Reprodução: Vogue Runway

SEGUNDO DIA (28/01)

  • Chanel segue no mesmo de sempre?

Mesmo após o anúncio de Matthieu Blazy, a Chanel lançou mais coleção assinada pelo time de designers da casa. E assim como na última PFW, o tema da coleção de alta-costura TAMBÉM focou no legado da grife, que completa 110 anos de tradição. Num desfile muito Chanel e talvez muito mais do mesmo tivemos dos clássico terninhos de tweed até a volta dos que nunca foram com o tule! Tudo em tons pastéis pra lembrar Biarritz, cidade paradisíaca que foi o refugio da aristocracia durante a Primeira Guerra Mundial e onde Coco Chanel abriu sua primeira maison de couture em 1915.

Reprodução: Vogue Runway

A nossa esperança é que com o desfile de debut de Blazy, previsto para acontecer em setembro desse ano, a gente saia um pouco dessa mesmice e veja uma Chanel repaginada, fresh e mais divina do que nunca!

  • Vocês viram a Fernanda Torres? TOTALMENTE convidada!

E claro que uma boa celebração pede convidados suuuper especiais! Dua Lipa, Jennie, G-Dragon e Lily Rose Deep foram alguns dos nomes que prestigiaram o desfile. Mas para o Team Zelia a grande estrela foi a brasileira do momento - Fernanda Torres! 🌟

  • Armani Privé com uma coleção brilhante (nos dois sentidos!)

Comemorando 20 anos da Armani Privé, Giorgio Armani traz a coleção “Lumière”, inspirada na cidade luz. Repleta de brilho da forma mais fashion possível: as peças reluziam na passarela desde os bordados em pedraria dos terninhos até os vestido de cetim! Apesar as inspirações parisienses, o foco coleção foi explorar quem é a mulher moderna. Para isso, o designer combina as luzes de Paris com as estampas das artes chinesas, indianas e até mesmo africanas, criando uma coleção daquelas que tiram o fôlego!

Reprodução: Vogue Runway

TERCEIRO DIA (29/01)

  • Alessandro Michele estreia na alta costura!

Alessandro Michele marcou sua estreia na Valentino. Com um dos desfiles mais aguardados, a coleção, intitulada Vertigineux, foi inspirada no ensaio “The Infinity of Lists”, do filósofo Umberto Eco. Michele menciona em suas notas sobre o desfile que as listas e a enumeração podem ser uma maneira de “trazer ordem ao caos do universo”. No entanto, o paradoxo aqui é que, ao mesmo tempo, essas listas podem criar uma sensação de vertigem quando estamos diante de várias possibilidades.

Seria o próprio Alessandro lutando contra a vertigem de tantas escolhas que poderia ter feito para sua estreia?

Cada peça parecia contar uma história, e assistir ao desfile foi como mergulhar em um espetáculo de dramaticidade e teatralidade, algo que só Michele sabe fazer. A silhueta, que vinha se destacando nesta semana de moda, ganhou ainda mais força aqui, aparecendo bem estruturada, quase geométrica. Esse jogo de formas contribuiu para a estética impactante da coleção, tornando cada look ainda mais imponente. Se houvesse uma vampira do século XIX nos dias de hoje, com certeza usaria todas as peças 🦇 

  • Jean Paul Gaultier por Ludovic de Saint Sernin (podendo ser a última collab que a marca faz)  

Desde que se aposentou, Jean Paul Gaultier tem passado o bastão de sua coleção de alta-costura para diferentes estilistas. Já tiveram sua vez nomes como Simone Rocha e Haider Ackermann, e, neste ano, o escolhido foi Ludovic de Saint Sernin.

O tema? Le Naufrage (O Naufrágio). Para isso, ele mergulhou na mitologia marítima, trazendo corsets, ilhoses, texturas que lembravam couro de crocodilo e tecidos que aderiam ao corpo, como se as modelos ainda estivessem envoltas pela água! 🌊 

Reprodução: Vogue Runway

QUARTO DIA (30/01)

  • O debut de Miss Sohee

Miss Sohee é uma designer coreana simplesmente icônica que faz obras de arte em forma de vestido. Em sua estreia oficial no calendário da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, Sohee Park reafirmou sua identidade teatral com silhuetas sensuais e estruturadas, com formatos de pétalas e conchas. A inspiração do desfile foram as mulheres da nobreza da dinastia coreana Chosun e o resultado disso foram várias referências à vestidos coreanos tradicionais.✨ 

Fonte: Instagram @miss_sohee | Reprodução

Corsets, caudas longas e volumes dramáticos destacaram as curvas femininas, enquanto seda, tafetá e couro ganharam bordados intrincados em homenagem à herança coreana da designer. O desfile também apresentou acessórios luxuosos, como bolsas adornadas com madrepérola e laca, desenvolvidas em parceria com artesãos coreanos. 🫰 

  • O trabalho manual sustentável de Germanier

Outro designer talentosíssimo que fez sua estreia na semana de moda de alta costura 2025 foi Kevin Germanier. Germanier é um designer suíço formado pela Central Saint Martins e conhecido por sua moda sustentável e futurista. Apesar de ter fundado a sua marca apenas em 2018, ele rapidamente chamou a atenção da indústria, vestindo celebridades como Beyoncé, Lady Gaga e Taylor Swift.

O grande diferencial de Germanier é o uso de materiais reciclados, incluindo tecidos reaproveitados e cristais descartados da indústria, transformando o que seria resíduo em peças exuberantes e cheias de brilho. Suas criações se destacam por cores vibrantes, silhuetas ousadas e um ar quase sci-fi, provando que a moda sustentável pode ser glamourosa e visionária.

Fonte: Instagram @kevingermanier | Reprodução

Seu debut na semana de moda de alta costura foi uma verdadeira celebração ao estilo vibrante e pulsante da marca e a gente não se assustaria se Germanier virar um dos próximos grandes queridinhos dos fashionistas por aí……

nota do team zelia: por último mas não menos importante: graças ao poder da tecnologia, assistir aos desfiles das semanas de moda se tornou mais acessível do que nunca: existem gravações de transmissões ao vivo dos desfiles em praticamente TODOS os perfis das marcas! vale a pena chamar as amigas, abrir uma garrafa de vinho e maratonar tudo!

Toc, Toc! Tem alguém aí? 🚪👀  

Hello, Mateus!! 🪩 Conta pra gente, quais são as 3 coisas que estão alugando um TRIPLEX na sua cabeça nos últimos tempos?

Oi, gente!! Sou o Mateus Conde estrategista de conteúdo e criador de narrativas que grudam na cabeça. Com mais de 10 anos de experiência, conto histórias para marcas como Calma São Paulo, Chillie Beans e Beck’s. Sagitariano, ciclista e mineiro de carteirinha, misturando humor, informação e criatividade para transformar qualquer assunto em um vídeo que você vai querer compartilhar. 🌟 

Os seus highlights preferidos do mundinho fashion desta semana! ✨ Clicando no botão abaixo, você confere todas as notícias. 💖 💊

Coleção de Carnaval - Loja 3

Abram alas que a gente tá prontíssima pra colocar o bloco na rua! O carnaval tá chegando e a Loja Três garantiu uma coleção pras viciadas em amar! São peças estilosas e únicas que exalam a essência do carnaval! 🎉 

Kim Jones deixa direção criativa da Dior Men

Após sete anos no cargo, é hora de dar adeus a Kim Jones na direção criativa da linha masculina da Dior! Em comunicado, o designer afirmou “Foi uma verdadeira honra poder criar minhas coleções na Dior, um símbolo de excelência absoluta”. Os boatos é que quem chega pra assumir o posto é Jonathan Anderson (atual diretor criativo da Loewe). Será? 👀 

#MeAjudaZelia 💚 

Olá todes da Zélia! Eu sou completamente apaixonada pelo trabalho de vocês, e como uma grandíssima apreciadora de newsletter amo que a de vocês é COM-PLE-TA!

Sobre o vestido! Me chamo Maria Carvalho, tenho 21 anos e vou me formar agora em março e quero um vestido que me destaque na festa de formatura mas que não seja over demais pois quero poder usar depois! […] A festa vai ser à noite em um salão da minha cidade! Por favor, me ajudem!!!!

Muito obrigada, beijinhos da Mary! 💋

Oiii, Mari! Primeiramente: PARABÉNS! Se formar não é fácil! Então nessa noite a gente precisa garantir um lookinho especial e confortável, pra aproveitar a festa AO MÁXIMO! Por aqui, estamos obcecadas pelo combo vestido tomara que caia + echarpe. Além de ficar super elegante, você pode usar como um tomara que caia normal em outras ocasiões! (esse da Zaleski Dream é perfeitoooo). Depois, é só achar um salto mais confortável, pra poder arrasar na pista de dança. E se você é do time que amaaa um acessório: um brinco que não roube a atenção do vestido e uma clutch com espaço pra guardar uns docinhos! Boa formatura 👩‍🎓 💖 

Tá precisando de ajuda com um look/ocasião?#Meajudazelia

É só mandar um e-mail para [email protected] com seu nome, idade, data e hora (se aplicável) e a ocasião que você precisa de um look que a gente te ajuda com o resto!

Até semana que vem! 💚

Reply

or to participate.