O Feito à Mão é o presente (e o futuro!)

A poeticidade dos materiais e o valor emocional do “feito à mão” são fatores que tornam o artesanal uma tendência de consumo!

No coração da alta moda, longe das máquinas e algoritmos, pulsa o artesanal. 🪡 A semana de Alta-Costura em Paris 2025 trouxe provas irrefutáveis disso: peças em crochê, por exemplo, não são apenas resquícios do passado, são protagonistas e estão no centro das atenções dos fashionistas. A poeticidade dos materiais e o valor emocional do “feito à mão” podem ser fatores que influenciam essa tendência de consumo! 💭 

Artesanal ganhou as passarelas do Haute Couture FW 25

O nosso fio da meada pra chegar nessa pauta, é que entre os desfiles da Haute Couture FW 2025, dois nomes pararam a brisa gelada de Paris e costuraram calor humano de volta à indústria da moda!

🧶 Ronald Van Der Kemp, estilista holandês que nunca levou a moda como produto, mas como obra. No desfile, a força do bordado brasileiro através do trabalho de curadoria de Thayna Soares, com peças feitas por bordadeiras locais, representando espécies de pássaros da Mata Atlântica.

🧶 Já a Germanier levou o crochê do estilista Gustavo Silvestre pra passarela com a ousadia de quem sabe que o Brasil tem MUITO a oferecer. Silvestre, vale lembrar, é o mesmo criador que comanda o projeto Ponto Firme, conhecido por capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade. Imagina só: o nosso crochê conquistando as passarelas parisienses!

Fonte | Reprodução: @gustavosilvestrebrasil

Esses são exemplos - mega atuais - de que esse trabalho tem sido reconhecido e valorizado ganhando assim as passarelas internacionais. Uma prova que temos uma produção em moda farta, viva e com essência no Brasil. Será que podemos chamar de alta-costura brasileira? 🇧🇷 

Fonte | Reprodução: Pinterest

Avanço da IA X Valorização do trabalho artesanal em 2025

A cada mês a gente vem acompanhando que uma nova IA é lançada prometendo eficiência, agilidade e inovação. Na moda, já existe a possibilidade de vestir peças virtuais, programas que transformam desenhos de roupas em coleções e desfiles acontecendo no MetaVerso. Tá. E o que isso tem refletido na nossa forma de consumir moda? A verdade verdadeira é que quanto mais o mundo acelera, mais o público tem voltado os olhos praquilo que resiste, que faz sentir. O feito à mão, nesse caso, não concorre com a IA. Ele existe pra lembrar o que ela não é.

Não é pessoal.

Não é ancestral.

Não é afetivo.

E por isso, o artesanal não é nicho. É refúgio. E pode fazer parte de uma tendência de comportamento bem maior do que imaginávamos anos atrás quando idealizávamos um cenário futurístico onde a gente viveria exatamente como os Jetsons 🤯

Além da tendência: o que a moda feita à mão sustenta.

A palavra investir já diz muito, né? Não é só comprar. É usar, colocar intenção, tempo e energia em algo que vai além da estética. 🎯 Muito além da beleza de cada peça feita em crochê, renda ou tricô, optar por uma peça artesanal, feita por mãos de artesãos locais, é uma forma de sustentar narrativas que a lógica das trends virais tenta apagar.

Enquanto a moda global gira em torno de círculos (hoje é Labubu, amanhã já é o que mesmo? 👀 ) o feito à mão permanece. Ele resiste à pressa, às vitrines digitais e principalmente a necessidade de parecer igual para pertencer. Num mundo em que todo mundo parece ter saído de uma pasta do pinterest com as últimas tendências, o artesanal te proporciona identidade.

A moda brasileira sempre teve potência, mas é no artesanal que ela encontra sua raiz mais profunda.

Toc, Toc! Tem alguém ai? 🚪👀 

Hello, Bel 💗 Conta pra gente, quais são as 3 coisas que estão alugando um TRIPLEX na sua cabeça nos últimos tempos?

Os seus highlights preferidos do mundinho fashion desta semana! ✨ No botão abaixo, você confere todas as notícias. 💖💊

RIHANNA NA PREMIÈRE DE OS SMURFS

Nossa mãe Riri apareceu belíssima na première de Os Smurfs, filme no qual ela dá voz à personagem Smurfette. A cantora apareceu belíssima usando um Saint Laurent marrom com saia volumosa que, diga-se de passagem, é uma mega inspiração para as gravidinhas de plantão!

Mas o que a gente não pode deixar de notar foi o mood meio emburrado do seu filho mais novo… se tá difícil pra ele imagina pra gente? 😅 

MERYLL ROGGE NA DIREÇÃO CRIATIVA DA MARNI

A dança das cadeiras fashion ganhou um novo capítulo e finalmente com uma mulher no centro: Meryll Rogge é a nova diretora criativa da Marni. Belga formada pela lendária Antwerp Academy, ela tem no currículo passagens por Marc Jacobs, Dries Van Noten e uma marca própria que vem chamando atenção com direito a Prêmio Andam 2025 e final do LVMH Prize em 2022. Ela entra no lugar de Francesco Risso e assume a missão de levar a Marni para novas dimensões, da roupa aos projetos especiais.

Tá precisando de ajuda com um look/ocasião?#Meajudazelia

É só mandar um e-mail para [email protected] com seu nome, idade, data e hora (se aplicável) e a ocasião que você precisa de um look que a gente te ajuda com o resto!

Até semana que vem! 💚

Reply

or to participate.