O que a moda me ensinou sobre autoconfiança

5 lições que podem mudar a sua relação com as roupas - e com a autoestima!

A moda sempre foi uma ferramenta que me ensinou mais sobre mim mesma do que qualquer outra coisa. Acho que isso sempre esteve bem claro pra mim, desde que eu era muito nova. Eu cresci numa família liberal na medida certa, e isso estava presente até na hora de se vestir. Só pra te dar um exemplo que vai ajudar na sua imaginação (promete que não vai rir): eu tinha 10 anos, era o casamento da minha prima, e minha mãe tinha me levado pra escolher um vestido. Ele era cinza, balonê e perfeito pra ocasião! Na época, eu tava numa fase obcecada por meias-calças coloridas e tinha acabado de ganhar uma roxo-beringela que queria muito estrear. Não bastasse, eu tinha um par de sapatilhas da Melissa inspirados na Branca de Neve, com direito até a pingente de maçã no topo. Não deu outra: com a mente criativa que só as crianças têm, tomei a liberdade de escolher com muita decisão toda minha produção. (Lelê Burnier estaria orgulhosa) Para os adultos, talvez fosse uma combinação inusitada, mas pra mim, foi a escolha perfeita. Eu estava com todas minhas peças favoritas do momento, como isso podia ser uma escolha ruim? Minha mãe (como sempre e até hoje) foi a primeira (e única) a apoiar.

✨ who is this diva? ✨ não achei a foto do lookinho que citei, então coloquei essa imagem meramente ilustrativa hahah

Ao longo dos anos, aprendi lições valiosas sobre como o ato de vestir pode influenciar a forma como vemos a nós mesmos e como nos apresentamos para o mundo. Esse foi, inclusive, um tema de um trabalho que fiz na universidade. Conversei com alguns estudantes sobre como eles acham que a moda se conecta com sua autoestima e fiquei bem satisfeita com as respostas. Alguns diziam que se vestiam pensando no conforto, outros como liberdade de expressão, mas o que ficou claro é que, em algum nível, a moda sempre tem algo a ver com autoconfiança - e como ela é muitas vezes construída de dentro pra fora.

Agora quero compartilhar com você 5 lições que a moda me ensinou sobre autoconfiança - e quem sabe isso te ajude a repensar como você se relaciona com as suas roupas!

@trylooks

„She can beat me, but she cannot beat my outfit“ (c) #rihannasoutfit #outfitpoweryourstyle #trylooks #fashionquotes

“Eu cresci em uma ilha muito pequena, não tinha muito acesso à moda. Mas pelo que eu me lembro... A moda sempre foi o meu mecanismo de defesa. Mesmo quando criança, eu me lembrava de pensar 'ela pode me vencer, mas não pode vencer o meu look.”

1) A roupa que você veste é um reflexo do que você está se permitindo ser hoje

A moda pode ser a chave para expressar quem você é no momento. Você já reparou como os dias em que você se sente mais vulnerável, sua escolha de roupa reflete isso? E no dia em que você acorda mais segura, é como se aquele look escolhido com mais tranquilidade estivesse alinhado com sua essência do dia? A roupa diz muito sobre quem somos, como nos sentimos e o que queremos transmitir ao mundo. Desde então, procurei escolher combinações que me fazem sentir melhor comigo mesmo. E é justamente isso que faz a moda tão poderosa: ela nos permite ser nós mesmos de maneira única. Escolher uma roupa que te faz sorrir ao se olhar no espelho é um lembrete constante da sua autenticidade.

2) A confiança pode vir de algo que você nunca imaginou que usaria

Às vezes a moda nos desafia. Quem diria que um vestido com estampa em animal print e tênis prata me fariam sentir mais confiante em dias difíceis? A roupa que parece "fora da caixa" pode ser a chave para desbloquear uma confiança inesperada. Eu já vivi a experiência de tentar algo totalmente novo pro meu estilo, e foi uma das vezes em que me senti mais poderosa. Então, se você está se sentindo insegura: arrisque! Vá além do óbvio e se desafie a tentar algo novo. O impacto pode ser transformador! E posso te contar uma coisa? Ninguém se importa tanto assim. Vista o que você gosta!

3) Se vestir para agradar aos outros é um atalho para a insegurança

Se eu puder ser bem objetiva: não se vista para agradar. Parece óbvio, né? Mas as “vivências da vida adulta” podem acabar nos moldando. Se você está mais focada em agradar os outros do que em como você se sente, a confiança nunca será genuína. Isso é, na verdade, um atalho para a insegurança. A verdadeira confiança surge quando você escolhe roupas que refletem quem você realmente é, e não o que você acha que os outros esperam ver. Em resumo? Usa sua crocs com jibbitz em paz!!!

4) Quando você usa o que ama, a confiança não é mais uma escolha - ela é uma consequência

É como se a autoconfiança já estivesse ali, esperando a oportunidade certa pra aparecer. Quando você encontra algo que realmente te representa e que te faz sentir confortável, a confiança vem naturalmente. Juro. Não é algo que você tenta ou força, é algo que simplesmente surge porque você está em harmonia com o que está vestindo. Quando você se alinha com suas escolhas, a confiança flui sem esforço. Faz o teste!

5) Vista-se pra onde você quer chegar

Eu sempre falo isso pras minhas amigas e virou quase que um mantra entre a gente! Não se trata de seguir tendências, mas de vestir de acordo com o futuro que você imagina para si. Quando você se conecta com o seu estilo e se vê usando as roupas que representam seus sonhos e aspirações, começa a atrair oportunidades que estão alinhadas com essa visão!

As roupas não significam nada até alguém viver dentro delas.

Marc Jacobs

Reply

or to participate.