Pratos coreanos pra você experimentar

Essas comidas coreanas vão mudar sua vida (ou pelo menos seu paladar!)

Preparadas para mais um mergulho na cultura coreana? 🌏✨ Nossa Coreia Week continua, e hoje vamos direto para um dos aspectos mais deliciosos dessa tour: a comida!!!🤤 Se tem uma coisa que aproxima culturas, é a culinária - e o cardápio coreano é um verdadeiro espetáculo de sabores, texturas e tradição! 🥢

Se você já se pegou salivando ao ver aqueles pratos incríveis nos seus k-dramas favoritos ou tem curiosidade em experimentar algo diferente, esse post é pra você. Hoj, vamos explorar alguns pratos coreanos que você PRECISA provar, seja num restaurante ou arriscando na cozinha de casa!

Kimbap

Um dos pratos típicos coreanos mais queridinhos que existem é o kimbap: são deliciosos rolinhos de carne, vegetais e alga que vão conquistar o paladar de qualquer pessoa que quer se aventurar na culinária coreana!

O legal desse prato é que ele não é tão apimentado assim e pode ser adaptado de acordo com as preferências culinárias de cada pessoa. Mas queríamos trazer o kimbap autêntico para vocês e por isso convidamos o nosso restaurante asiático preferido do mundo, o Hou Mei, para ensinar para a gente como se faz um autêntico kimbap coreano!

Fonte: Hou Mei | Reprodução

Ah! E se você não conhece o Hou Mei, ele é um Asian Food Bar localizado em Belo Horizonte, com pratos de inspiração chinesa, cantonesa, coreana e japonesa. Além de pratos clássicos como o Topokki, Kimchi Fried Rice e Coxinha à moda coreana, você também pode se deliciar com o churrasco coreano (aquele que você prepara na própria mesa, sabe?), vários drinks maravilhosos (meu preferido é o fitzgerald de soju!) e ainda pode terminar a noite alugando uma das salas privativas de karaokê que ficam no segundo andar!

RECEITA DE KIMBAP (5 rolinhos), por Hou Mei

Ingredientes:

  • 5 folhas de nori (alga marinha)

  • 4 xícaras de arroz japonês cozido

  • 300 gramas de bife de filé mignon ou carne moída

  • ½ xícara de cenoura desfiada

  • 5 tiras de rabanete amarelo em conserva

  • 1 maço de espinafre escaldado, enxaguado em água fria e coado

  • 3 ovos

  • 3 dentes de alho

  • 2 colheres de chá de molho de soja

  • 1 colher de sopa mais 1 colher de chá de açúcar mascavo (ou branco)

  • 1½ colher de chá de sal

  • 2½ colheres de sopa de óleo de gergelim torrado

  • óleo vegetal

Ingredientes opcionais para o recheio: pepino, kani kama, maionese de atum, spam, queijo, massa de peixe. 

Instruções

  1. Arroz: Coloque o arroz fresco em uma tigela grande e rasa. Misture delicadamente ½ colher de chá de sal e duas colheres de chá de óleo de gergelim torrado por cima com uma concha de arroz ou uma colher de pau. Deixe esfriar o suficiente para que não esteja mais cozinhando no vapor. Cubra e reserve.

  2. Espinafre: Misture o espinafre escaldado, dois dentes de alho picados, ½ colher de chá de sal e duas colheres de chá de óleo de gergelim torrado em uma tigela. Misture bem à mão e coloque em uma travessa grande com o rabanete amarelo em conserva fatiado.

  3. Cenouras: Corte as cenouras em palitos e acrescente ¼ colher de chá de sal. Misture bem e deixe por cinco a 10 minutos. Aqueça uma panela e adicione algumas gotas de óleo vegetal. Esprema o excesso de água da cenoura e refogue por um minuto. Coloque na travessa ao lado do espinafre.

  4. Carne: Coloque as tiras de carne em uma tigela. Adicione duas colheres de chá de molho de soja, um dente de alho picado, ¼ de colher de chá de pimenta-do-reino moída, uma colher de sopa mais uma colher de chá de açúcar mascavo (ou branco) e duas colheres de chá de óleo de gergelim torrado. Misture bem à mão. Reserve e deixe marinar.

  5. Ovos: Quebre três ovos em uma tigela e adicione ¼ colher de chá de sal. Bata com um garfo e regue algumas gotas de óleo em uma frigideira antiaderente aquecida. Limpe o excesso com uma toalha de papel para que apenas uma fina camada de óleo permaneça. Abaixe o fogo e despeje a mistura de ovos na panela. Espalhe em um círculo grande para que preencha a frigideira. Quando o fundo do ovo estiver cozido, vire-o com uma espátula. Retire do fogo e deixe cozinhar lentamente por cinco minutos. Corte em tiras e coloque ao lado do espinafre na travessa.

  6. Finalize a carne: Aqueça uma panela em fogo médio-alto e cozinhe a carne marinada, mexendo com uma colher de pau até ficar bem cozida.

  7. Para enrolar: Coloque uma folha de alga em uma esteira de bambu com o lado brilhante para baixo. Espalhe uniformemente cerca de ¾ de xícara de arroz cozido por cima, deixando um espaço em cima. Coloque carne bovina, cenoura, tira de rabanete amarelo em conserva, algumas tiras de ovo e espinafre no centro do arroz.

    Use as duas mãos para enrolar o tapete (junto com a alga e o arroz) sobre os recheios, de modo que uma ponta do arroz e da alga alcance a ponta oposta. Isso centraliza os recheios no rolo, para que eles fiquem bem no meio quando você cortá-lo. Segure o tapete com as duas mãos e pressione-o firmemente enquanto continua enrolando o kimbap. Empurre o tapete para fora enquanto enrola, para que ele não fique enrolado no kimbap.

    Coloque um pouco de óleo de gergelim torrado nos rolos finalizados e algumas sementes de gergelim por cima. Corte cada rolo em pedaços com uma faca afiada.

Bom apetite!

Tteokbokki

Se tem um prato que representa bem a culinária coreana, é o Tteokbokki! São bolinhos de arroz macios e mastigáveis cozidos em um molho vermelho vibrante à base de gochujang (pasta de pimenta), trazendo um sabor agridoce e picante que aquece qualquer paladar! É uma comida de rua bastante popular na Coreia do Sul!

Apesar de ser tradicionalmente apimentado, o Tteokbokki pode ser adaptado para diferentes níveis de ardência, ou até ganhar ingredientes extras como queijo derretido, ovo cozido e bolinhos de peixe. Uma EXPLOSÃO de sabor que vale cada mordida! 🥢

Fonte | Reprodução: Pinterest

Kimchi

Se tem uma coisa que é a cara da Coreia, é o kimchi! Um acompanhamento apimentado de acelga fermentada que tá presente em praticamente todas as refeições coreanas!

O mais legal? Além de ser delicioso, o kimchi é super versátil! Dá para comer puro, misturar no arroz, usar em sopas ou até em panquecas. E se você ama a cultura coreana, em algum momento vai acabar experimentando, porque ele aparece em todo k-drama que existe!

Fonte | Reprodução: @houmeibh

Japchae

Se você já viu alguma festa ou celebração em um k-drama, com certeza o japchae estava na mesa! É um prato clássico da culinária coreana, feito com dangmyeon (macarrão de batata-doce) refogado com vegetais, carne e temperado com shoyu, óleo de gergelim e um toque adocicado. O japchae é aquele tipo de comida que combina com qualquer ocasião, seja como prato principal ou acompanhamento. E se você ainda não experimentou, já coloca na sua listinha, porque depois da primeira garfada, não tem volta!!!

Fonte | Reprodução: @houmeibh

Hotteok

E para quem ama um docinho, o hotteok é uma panqueca recheada com açúcar mascavo, canela e amendoim - perfeita para quem quer experimentar um lanche de rua super popular na Coreia! Crocante por fora e derretendo por dentro, já coloca na sua listinha de receitas para testar, porque esse é um doce que vai conquistar seu coração (e sua barriga) 🥞

@priscila.jung

#hotteok ou 호떡 💕 #docecoreano #docevegano #panqueca

Agora que você já conhece esses pratos incríveis, só falta uma coisa: provar!!! 😋 E se você já experimentou algum desses ou tem um favorito fora da lista, compartilha com a gente, queremos saber qual prato coreano ganhou seu coração! 💬✨

Reply

or to participate.