[PRIDE WEEK #3] Moda LGBTQIAPN+ no Brasil

Estilistas, marcas e movimentos que estão transformando a moda brasileira com diversidade, representatividade e orgulho.

No Brasil, a moda LGBTQIAPN+ não é só sobre estilo, é sobre presença, resistência e transformação. Cada look, estampa ou escolha estética comunica identidade, afeto e posicionamento. E quem assina essas peças tem nome, história e discurso. 💫 

A MNMAL, fundada em 2022 por Flávio Gamaum é marca que mostra que menos é mais. Com foco no minimalismo consciente, estreou na SPFW N°59 com peças atemporais, sem gênero, produzidas em pequena escala e com tecidos tecnológicos, como algodão regenerativo. No mês do Orgulho, lançou a cápsula “MNMAL TO TRANSFORM”, revertendo 50% do lucro para o projeto English To Transform, da drag queen Paola di Verona, uma coleção que veste o corpo e também a consciência.

Bold Strap Para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a marca lançou uma coleção inspirada no levante de Stonewall e nas cores da bandeira arco-íris,  uma fusão de códigos da comunidade com referências retrô e uma pegada sexxy que traduz atitude e memória em cada look. PS: a beleza da campanha ficou por conta da Boca Rosa Beauty, marca de Bianca Andrade, que trouxe ainda mais cor, brilho e potência.

Isa Isaac Silva nome a frente da Isaac Silva Brand representa uma moda que tem raiz, voz e potência política. Ao transformar as passarelas em espaços de resistência e inclusão, ela demonstra que criar moda vai além do vestir: é também cuidar de ancestralidades, corpos marginalizados e histórias que resistem. Sua trajetória inspira e pavimenta um caminho para uma moda mais plural, consciente e vibrante — onde o axé é real, o corpo importa e o pertencimento é manifesto.

fonte | imagem reprodução: instagram @ellebrasil

E até iniciativas como a ONG TODXS entram nessa conversa. Em sintonia com o movimento global, a organização brasileira lançou sua própria camiseta-manifesto em apoio à população trans, inspirada pela campanha “Protect the Dolls”, do estilista norte-americano Conner Ives, lançada em edição-limitada, a série de camisetas “Proteja as Gatas” foi desenvolvida em parceria entre as estilistas Isa Silva e Teodora Oshima e tem renda destinada para o fortalecimento de negócios liderados por pessoas trans.

fonte | imagem reprodução: instagram @todxsbrasil

A LED, do mineiro Célio Dias, há mais de 10 anos ocupa espaço com moda genderless, vibrante e cheia de personalidade, pioneira no Brasil a estender a celebração do orgulho LGBTQIAPN+ com coleções que traduzem liberdade e atitude o ano inteiro.

Yes I Am Jeans é uma marca brasileira fundada em 2012 fundada por Raquel Ferraz, com Fernanda Veríssimo que une moda autoral, sustentabilidade e representatividade LGBTQIAPN+. Com peças que vestem diferentes corpos e histórias, propõe um vestir com propósito — onde estilo, identidade e ativismo se encontram.

fonte | imagem reprodução: divulgação

Alexandre Herchcovitch, ícone absoluto da moda nacional, também segue celebrando a liberdade de ser. Em 2024, participou de uma exposição no Museu Judaico de São Paulo com uma retrospectiva de 30 anos de carreira, com peças subversivas, carregadas de história, identidade e DNA queer.

fonte | imagem reprodução: internet

O Ambulatório da M.O.D.A. comandado por Gabb e produzido pela Chango TV, é o plantão fashion da internet, uma mistura afiada de estilo, cultura pop e representatividade. Com bordões como “movie star”, “iconic” e “horrorooosa”, Gabb desconstrói o discurso fashion com humor inteligente e olhar crítico. Cada episódio é um convite para repensar a moda de forma acessível, acolhedora e, claro, divertidíssima.

Marcas, criadores e movimentos que mostram que a moda LGBTQIAPN+ no Brasil não está só ocupando espaço: está redesenhando o cenário com orgulho, criatividade e consciência. Porque vestir-se é, também, uma forma de existir e resistir. 🫶 

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