- Newsletter da Zelia
- Posts
- SPFW N60: Catarina Mina
SPFW N60: Catarina Mina
Nosso time esteve de pertinho para conferir tudo que aconteceu no desfile da Catarina Mina na SPFW N60!
Uma carta de amor ao Ceará e ao Rio Grande do Norte! 💚 Em seu terceiro desfile na SPFW, Catarina Mina apresenta a coleção "Carnaúba". A decisão de homenagear a árvore típica do Nordeste veio de um simbologia tão forte quanto a coleção, Catarina e as Marias: a Carnauba é conhecida como “árvore da vida”, já que quase todas as suas partes são utilizadas para gerar renda - ela aparece em bordados manuais aplicados em tecidos naturais e nobilíssimos como seda, linho, cambraia de rami e algodão.
No desfile, a carnaúba pode ser encontrada de diversas maneiras: em estampas de aquarela, como matéria-prima dos looks, em bordados e rendas com diversos acabamentos. Já o crochê foi usado para traduzir as texturas da palha carnaúba - seja no ponto alto que representa a solidez do caule, seja nos frutos feitos de círculos cobertos com crochê, uma leitura mais abstrata que compõe barrados e golas.

Fonte: Newsletter da Zelia | Acervo
A marca também consolida sua parceria com o bordado manual do projeto Vai Maria, do IPREDE, uma das maiores instituições do Ceará, que promove iniciativas que garantem renda a mães em situação de vulnerabilidade econômica e social.
As tradicionais tranças e torções da renda de bilro aparecem agora mais sofisticadas, graças à leveza do rami na composição das peças onde foram aplicadas. A etiqueta cearense vai além das fronteiras do estado e abraça também o tradicional bordado de Caicó, Patrimônio Imaterial do vizinho Rio Grande do Norte, casa do Instituto Riachuelo, apoiador do desfile.
Nesta coleção, a marca celebra outro grande lançamento: a parceria com a VEJA, primeira collab da marca internacional com uma brasileira, através de uma papete com aplicações artesanais de crochê elaboradas pelas artesãs da Catarina Mina, costuradas manualmente pelos sapateiros da VEJA. Em edição limitada, a collab será lançada no SPFW.

Fonte: Newsletter da Zelia | Acervo pessoal
Nos acessórios, em parceria com a the-morais, o destaque vai para os charms feitos de palha de carnaúba e crochê e para os novos shapes de bolsas, que ganham aplicações de da delicada palha de buriti.

Fonte: Newsletter da Zelia | Acervo pessoal
A atmosfera do desfile foi a cereja do bolo do que a coleção tinha como intenção apresentar, de fato, valorizar e reconhecer uma das matérias-primas mais importantes do Ceará. Durante o desfile, o público se encantava e se emocionava com a profundidade das peças apresentadas. Muita simbologia através do material utilizado e da forma em que a Carnaúba foi introduzida nas estampas.

Fonte: Newsletter da Zelia | Acervo
Ao final, a designer Celina Hissa e as bordadeiras, representadas por Dona Irene, entraram em cena e foram aplaudidas de pé por todos presentes. Sem dúvidas, um desfile que memorável, que vai ficar no coração e na história da moda brasileira.
Reply