Vezes em que o BTS revolucionou a indústria da moda

Reizinhos do K-pop? Sim! Reizinhos da moda? Também! 💜

✉️ Carta ao leitor(a)

MARCEWEEK NO ZELIA? Yesssss! Pois é galerinha, vocês estão presos comigo até o dia 19/01 😆 Como uma boa redatora de cultura pop, eu não podia deixar de começar essa semana sem falar deles: BTS! Eu sei que algumas pessoas tem um pézinho atrás por causa das muitas tretas envolvendo Armys ou por serem músicas que fogem do eixo dos EUA. Mas na minha vida, o BTS (e todos os meus grupos de K-pop favoritos) representam um recomeço.

Vocês conseguem imaginar ser uma adolescente no Ensino Médio trancafiada no quarto por causa da pandemia? É, não foi fácil. Mas foi em 2020 que eu me aproximei do K-pop e redescobri um mundo novo. O Bangtan (sim, o nome completo do BTS é Bangtan Sonyeadan) é muito mais do uma simples boyband. Esses 7 meninos tem personalidades, gostos e vivências completamente diferentes. O BTS veio de uma empresa super pequena, e teve que concorrer com outros grupos de K-pop de empresas já muito consolidadas. E tudo isso fazendo algo que pouca gente tem coragem de fazer: falar abertamente da importância da saúde mental, de como pode ser doloroso e difícil crescer e sobre como temos que aproveitar os pequenos momentos.

Assim, eu não podia deixar de começar esse post sem esclarecer uma coisa: os interesses de qualquer mulher sempre vão ser rebaixados. E isso vai do Bangtan até a Taylor até Crepúsculo. Mas se você abrir um pouquinho seu coração pra novas oportunidades, você vai notar que a arte tem a capacidade de unir mundos completamente diferentes mas ao mesmo tempo super similares. Crescer é difícil, estranho e assustador, seja no Brasil ou na Coreia. Mas que sorte a minha de ter o BTS (e as minhas amigas Armys) me fazendo companhia nos momentos mais difíceis! Em 2025, todas nós teremos a chance de passar por um nova fase com o retorno dos meninos. E eu mal posso esperar pra crescer mais um pouquinho 💜

AGORA BORA FALAR DE LOOKS!!!

Gente, só eu que não juntei o dinheiro do ingresso ainda??? / Reprodução: Pinterest

1. J-Hope X Dior

E é claro que num post fashion a gente tinha que começar pelo Hoseok! (J-Hope é o stage name, ou seja, um nome artístico que os idols de K-pop adotam) Considerado por mim por muitos como um dos membros mais estilosos do BTS.

Entre as armys, um motivo de SURTO foi durante a turnê Speak Yourself de 2019, onde ele apareceu com um colete da Dior! Todas as roupas dessa apresentação foram desenhadas pelo próprio Kim Jones tendo como inspiração o estilo de cada membro do BTS e a coleção de pré-outono que a marca tinha lançado naquele ano.

Desde então, J-Hope x Dior tem sido uma das combinações favoritas do fandom!

2. Namjoon na era RPWP

Agora, indo pra lançamentos mais atuais: “Right Place, Wrong Person” é um álbum lançado pelo Namjoon (vulgo, RM) em 2024. Com muito R&B e músicas mais suaves, o álbum reúne letras com reflexões sobre a vida e a felicidade.

É não só um exemplo da potencialidade do Namjoon enquanto compositor, mas é também, na minha opinião, o melhor reflexo até agora da personalidade e o estilo dele. Na estética, ele optou por roupas mais casuais, um photoshoot que passa a vibe de fotos caseiras e uma vibe mais intimista. Escutar o RPWP era como estar ainda mais próxima do Nam.

Inclusive, nesse exato momento, o documentário sobre a produção do álbum está em cartaz nos cinemas! “RM: Right Place, Wrong Person” vai acompanhar os meses de produção do álbum, bem como as reflexões do próprio Namjoon, que tinha acabado de sair do período de alistamento militar obrigatório!

3. Taehyung e a Mute Boston Bag

Em 2022, a BigHit (empresa responsável pelo BTS) anunciou uma coleção de merchs que foram criados pelo próprio BTS. Cada integrante teria a sua própria peça, mas o surto coletivo ok, talvez tenha sido só meu foi a Boston Bag desenha pelo Taehyung! (também conhecido como V)

A bolsa de couro é cheia de detalhes especiais, incluindo um lenço com as cores favoritas do Taetae (e com um desenho assinado pela persona artística do Tae, o Vante). Pra quem acompanha o Taehyung, sabe que ela é um exemplo perfeito do estilo dele: clássico, vintage, com uma pegada de jazz.

E sobre o sucesso do Taehyung como designer? Os números não mentem:

E se você é Army e começou esse post se perguntando quem é o meu bias, fica aqui a sua resposta ✌️💜 

4. Yoongi mint hair

VIDAS FORAM MUDADAS! Uma das características principais do K-pop é que os Idols sempre fazem uma mudança no cabelo pra simbolizar a mudança de eras e o novo comeback (ou seja, o novo lançamento do grupo).

Pensando no Bangtan, nós temos muitos cabelos icônicos, mas nenhum foi capaz de uma mudança antropológica sociológica biológica cultural e relevante como o Mint Hair do Yoongi (a.k.a Suga). O mint hair, esse verde meio azul meio desbotado, foi a marca registrada do Yoongi durante as promoções de “Run”, e é até hoje um dos favoritos das Armys 💚 

5. Jungkook X Calvin Klein

Em 2023, a Calvin Klein anunciou o Jungkook como embaixador da marca. E dentro da bolha mundinho army br o que não faltou foram SURTOS! Teve gente com ciúmes, teve gente (eu) aguardando as fotos religiosamente e o principal: o Jungkook num fase mais madura.

Pra quem não faz parte do fandom, isso pode até não ser algo tão grande, já que a gente tá falando do cara que canta “3D” e “Seven”. MAS VOCÊS TEM QUE ENTENDER que até pouco tempo atrás o BTS fazia a gente se sentir um bando de homens na era medieval surtando por um ombro a mostra!!!

Tirando o desabafo, a colab foi perfeita e a Calvin Klein representa muito do espírito rebelde mas cool do JK.

6. Jimin nas performances de “Lie”

E VAMO FALAR DE ARTISTA? O ano era 2016 e o Jimin fazia a performance de “Lie”, a sua primeira música solo, no MAMA (uma das principais premiações do K-pop)! Com um terno cheio de bordados e o clássico cabelo loiro, a apresentação é simplesmente lendária (e é uma das mais relembradas até hoje).

O Jimin tem uma presença de palco daquelas, e soube conduzir tudo muito bem… ainda mais levando em conta que ela teve que dançar parte da música VENDADO! Depois disso, história foi feita, e a venda virou marca registrada nas apresentações de “Lie” durante toda a Wings Tour

7. Jin X Gucci

Desde o fim do alistamento militar, o Jin tem trabalhado mais do que as membros do Zelia Team em semana de fashion week! Juro pra vocês, o homem não para.

Em 2024, o Jin lançou música, um programa da variedades chamado “Run Jin”, participou da cerimônia da tocha Olímpica, fez meet and great abraçando várias Armys e no fim do dia ainda sobrou um tempinho pra passar na House of Gucci e se tornar o novo embaixador da marca!

O anúncio foi feito pelo próprio Sabato De Sarno e de lá pra cá tivemos um photoshoot belíssimo e até aparição do Jin na última Semana de Moda de Milão.

E posso falar uma coisa? Jin X Gucci é a combinação que eu precisava!

8. Photoshoot de Butter

Desde 2020, o BTS vem investindo pesado na sua carreira internacional, com músicas voltadas pro público ocidental. Há quem ame essa fase, há os haters, mas a verdade é que o photoshoot de “Butter” é um consenso no quesito styling! Com uma pegada voltada pro rock e pros anos 70, mais do que justa já que a música tem o sample de “Another One Bites the Dust”, do Queen.

O destaque, na minha opinião, vai pro outfit do Taehyung com a jaqueta de couro, o cabelo de duas cores do Hoseok (à la Billie Eilish) e a saia do Jimin! Além disso, as fotos estilo mugshot foram suuuper especiais! Cheias de easter eggs que a Armys perceberam logo de cara…

9. MV de Idol

Falando de música, a gente não pode deixar os clipes de lado! Afinal, são eles que fazem a gente ficar acordada até 3 da manhã por causa do fuso-horário Brasil x Coreia kkkkrying. Pensando no Bangtan, eu podia ficar horas falando de “DNA”, “Blood, sweat and Tears”, “Dope”… ENFIM, mas “Idol” foi o escolhido da vez!

O MV de “Idol” é super representativo dessa era mais colorida e psicodélica do Bangtan (e do próprio K-pop), além de ser uma das músicas que transparece a essência do BTS. No quesito fashion, é super legal falar sobre como os looks que os membros usaram no clipe, inspiradas nas roupas tradicionais coreanas (os Hanboks) ajudaram a popularizar e repaginar uma parte importante da história da moda coreana, trazendo eles de volta às trends!

10. BTS x Louis Vuitton 

E por último, mas definitivamente não menos importante, temos a parceria do BTS com a LV! Em 2021, o BTS foi anunciado como novos embaixadores da Louis Vuitton e estrelaram o spin-off do desfile de outono-inverno. O show foi feito em Seul e contou com 34 looks criados especialmente para o show. A parceria do BTS com a LV marca, de certa forma, a entrada do K-pop nas indústria da moda e no mercado de grifes (claro, isso já acontecia faz muito tempo mas com eles tomou novas proporções). 

Afinal, se a história do Bangtan mostra uma coisa, é que a Coreia (bem como outros países fora do eixo EUA-Europa) é sim uma grande potência no quesito moda e cultura pop!

EXTRA: Camisetas do coletinho

Armys, esse vai ser polêmico mas temos que admitir: um ícone é um ícone! Embora a camiseta do coletinho tenha virado um sinônimo de breguice com o passar do tempo, ela fez história. E eu sei que você tem uma guardada no fundo do guarda-roupa!!!

E aí, Armys? Ansiosas pela volta da Magic Shop? ✨💜 Esse é o dia 1/6 da semana de posts feitos especialmente por mim, com assuntos que são um triplex recorrente na minha cabeça!

Reply

or to participate.