Designers coreanos que você PRECISA conhecer!

Muito além de K-pop e skincare: a Coreia do Sul também é uma verdadeira potência no quesito costura!

Nessa Coreia Week suuuper especial, a gente pode dizer que aprendeu muita coisa! O que significam as gírias de K-pop, qual o tempero especial da culinária coreana, por onde começar no mundinho dos doramas e até qual o segredo pra ter a rotina de skincare dos sonhos 💆 E bem lá, escondidinhas - porém, nem tanto - as tendências de moda rodeavam todo esse mundinho. Até porque, quando você começa a acompanhar todos do K-Conteúdos (se essa palavra não existia, agora ela existe) não tem como não ficar OBCECADA pelo estilo dos maiores it boys e it girls de Seul! Ou de Hongdae! Ou de Gangnam! Ou de insira aqui qualquer zona urbana da Coreia do Sul! ✨ Por isso, separamos alguns dos designers de moda coreanos que tem aproveitado o melhor da Hallyu 💖🇰🇷

Reprodução: Pinterest

A moda na Coreia do Sul 🫰 

Mas antes 🖐️ Pra entender de onde vem as inspirações e influências do mundinho da moda coreana, a gente precisa entender como indústria da moda da Coreia do Sul começou. Até porque, se o Carnaval, a cultura praiana, o samba e outros elementos influenciam coleções da SPFW, as dinastias, o período de globalização e o K-Pop influenciam o que os designers apresentam durante a Seul Fashion Week! 🌟 

Se você é fã de doramas históricos, sabe que tudo isso começa durante a Dinastia Joseon (1391-1910). Os hanboks - cuja tradução é literalmente “roupa coreana” - são as roupas tradicionais conhecidas pelas camadas de tecidos coloridos e as famosas saias SUPER volumosas dos modelos femininos. Durante os primeiros contatos com o Ocidente eles foram essenciais pra demarcar a identidade do país ✨ Hoje em dia, eles são patrimônio cultural e viraram trajes utilizados em datas comemorativas e eventos especiais.

A valorização dos hanboks não é só uma coincidência, e sim um projeto de longa data feito com muito apoio governamental e a com influência de Idols de K-Pop, como por exemplo o BTS (acharam mesmo que não ia ter BTS nessa news? 💜)

BTS usando uma versão repaginada dos hanboks / Reprodução: Pinterest

Se você leu nosso Dicionário K-popper, já sabe que a Coreia passou por um período de colonização japonesa. E é justamente com o fim do Império Japonês que o mercado de moda coreano começa a se estabelecer: surgem as primeiras marcas nacionais e desfiles de beleza, abrindo espaço também pra influência do Ocidente no país.

Nos anos 90, o governo dá um passo super importante pra Hallyu (um projeto nacional de exportação de cultura) e assim surge o K-Pop. Grupos com “Seo Taiji and Boys” fazem um verdadeiro sucesso e junto com eles o streetstyle. O projeto de expansão da Coreia é um verdadeiro sucesso e assim a cultura do país conquista o mundo até se tornar a potência que a gente conhece (e AMA acompanhar 🫰) .

Assim, nasce também um mercado de moda que mistura o melhor de anos de uma tradição passada de pai para filho com o melhor do streetstyle, numa explosão de estilos e subculturas que muitas vezes se juntam à tendências de outros países asiáticos.

Exemplos de looks na estética “acubi”, estilo popular coreano que combina o minimalismo, o cyberpunk e a estética Y2K / Reprodução: Pinterest

E agora que você já sabe o resumão (muito resumido mesmo ok?) de anos de indústria têxtil e designs de moda, é hora de ver na prática alguns designers que alugaram um verdadeiro triplex na nossa mente!

1. Kim Minju (MINJUKIM)

Uma das grandes apostas do mercado coreano é a Kim Minju, que foi a vencedora da primeira temporada (e única 😭) do "Next In Fashion” - um reality da Netflix comandando pelo Tan France e a Alexa Chung e que procurava a próxima grande revelação do mundinho da moda.

⌛️ Voltando um pouquinho pra antes do programa… Inicialmente, a Minju se inscreveu no curso de Design da faculdade apenas como uma forma de se transferir para a “Fine Arts”. Em 2014, ela ganha o prêmio da LVMH antes mesmo de fundar a sua própria marca. A categoria é: talento! Mesmo assim, ela resolveu se inscrever no reality como uma forma de ganhar visibilidade no Ocidente… E DEU MUITO CERTO!

Nos looks, a Kim Minju foca em misturar a tradição feminina sul coreana - principalmente as silhuetas volumosas das saias dos hanboks - com um estilo atual e urbano. Trazendo peças que são super delicadas mas cheias de história pra contar!

2. Park Sohee (Miss Sohee)

Se você acompanhou nossa cobertura da Semana de Alta-Costura 2025, sabe que um dos grandes destaques foi a estreia da Miss Sohee! A fundadora, “Miss” Park Sohee herself 💅, é mais uma do time das apaixonadas pela cultura feminina do país.

Além dos hanboks, as “hanyeos” da Ilha de Jeju - mulheres mergulhadoras que pescam mexilhões em busca de pérolas - também servem de inspiração! 🦪 A Sohee é uma designer que não peca no quesito formas. Com coleções que brincam com os formatos das ondas e das conchas, nossa Miss Sohee tem ganhado um grande destaque no cenário internacional. Além disso, brilhos, bordados e MUITAS pérolas tornam ela uma designer to watch (principalmente pros amantes da última coleção da Chanel).

3. Kim Hankook (Gentle Monster)

Quando a gente fala sobre a Gentle Monster, você não precisa ser suuuuuuper ligado no mercado asiático pra saber que ela é uma das maiores marcas em crescimento no setor! Fundada pelo Kim Hankook, que além de designer e CEO da marca é um verdadeiro ✨marketeiro✨ Isso porque a Gentle Monster vai muito além de óculos SUPER estilosos: a experiência do produto, desde a propaganda até a embalagem é pensada pra gerar desejo! Quem não quis os ICÔNICOS óculos na embalagem de gummy bears? 🐻 Nos últimos anos, a Gentle Monster conseguiu collabs com a Maison Margiela e embaixadores como a Jennie do Blackpink. Provando que, além de um bom design, o sucesso de uma marca também depende de um bom plano de negócios 👨‍💼 

4. Cho Gi-Seok (KUSIKOHC)

Choi Gi-Seok começou a sua carreira como fotógrafo de moda. Mais tarde, o então criador da KUSIKOHC começou a utilizar o surrealismo e a fluidez que antes assinavam suas fotografias para transformar roupas e acessórios em peças que não só tem movimento - tem sentimentos.

Fundada em 2016, a marca já teve 4 coleções que são de deixar qualquer maximalista APAIXONADA! Provando que a Hallyu está em todos os lugares: a gente aposta que você 🫵 fã de Kali Uchis vai se apaixonar pelo trabalho do Gi-Seok, que assina nada mais nada menos do que a direção artística do "Red Moon In Venus" ❤️🌺

5. Subin Hahn (Subin Hahn Fluidwear)

Se você faz parte do time que odeia o "gênero neutro = roupas básicas e guarda-roupa cápsula" saiba que você não está sozinho! O Subin Hahn é um designer especializado em criar roupas de gênero neutro (ou melhor, questionar o que de fato é a relação entre gênero e roupas), e que tem como objetivo trazer formas e silhuetas que todos possam usar!

Para o dono da Subin Hahn Fluidwear, criar roupas de gênero fluido é mais do que inclusão, é uma forma de abraçar o seu interior e dar a ele a liberdade de ser quem é 🌈 Com peças super coloridas, cheias de estampas e de vida, o Subin Hahn tem se destacado nos editoriais de moda da Coreia do Sul com sua marca carregada de liberdade e personalidade!

6. Kim Danha (Danha)

E por último - mas definitivamente, não menos importante: a Kim Danha é mais uma das coreanas que foca em manter a tradição dos hanboks viva! 🇰🇷🥰 Reinventando as peças tradicionais com uma mescla das tendências do momento, sejam elas brilhos ou transparências.

O grande destaque da “Danha Hanbok” é o papel social da marca, uma das principais defensoras da moda sustentável na costura coreana. Com foco na reutilização de tecidos através da técnica de corte que ela apelidou de “flat-cut”.

A carreira da Kim Danha alavancou após assinar SIMPLESMENTE os hanboks estilizados para o Blackpink no clipe de “How You Like That”! Se tornando uma verdadeira cool girl das roupas tradicionais da Coreia do Sul! 💅 Com direito a muita leveza, tecidos floridos e estabelecendo o que seria a versão do “cottagecore” coreano 🏞️ 

Toc, Toc! Tem alguém aí? 🚪👀 

Hello, Vevito! ⭐️ Conta pra gente, quais são as 3 coisas que estão alugando um TRIPLEX na sua cabeça nos últimos tempos?

eu sou a vevito, sou sagitariana demais, meu mbti é ISFP (às vezes muda pra ISFJ), tenho 27 anos, sou MUITO KPOPER, amo colecionar bugiganguinhas e tranqueirinhas, amo NFL, hoje trabalho na indústria musical mas apesar disso tudo eu me formei em biologia e sou especialista em cactos (sim, eu sou uma grande mistureba de informações). fiquei conhecida no tiktok por ler a bíblia em tom de fofoca, e eu li tudinho simplesmente porque ✨ estava curiosa ✨

Os seus highlights preferidos do mundinho fashion desta semana! Clicando no botão abaixo você confere todas as notícias. 💖 💊

Dua Lipa no Brasil

Vai ter Dua Lipa no Brasil SIMMMM!!! 🗣️ A mami tá vindo aí e a gente já tá ensaiando Physical na frente do espelho! Dua confirmou dois shows no Brasil com a turnê Radical Optimism, em São Paulo no dia 15 de novembro, e no Rio de Janeiro o dia 22. Tá liberado já ir pensando no look? 👀

Gabriette e Amelia Gray pra Marc Jacobs

Divas!!! Marc Jacobs uniu Gabriette e Amelia Gray em uma campanha como se elas fossem gêmeas em ocasiões do dia-a-dia!

Fofoquinha: A graça disso, é que ~ segundo boatos do mundinho das redes sociais ~ supostamente a Amelia Gray seria um dupe da Gabriette, e sempre estivesse copiando ela em tudo. O resultado é que a campanha ficou genial, fazendo do limão uma limonada e trazendo repercussão pra marca!

Tá precisando de ajuda com um look/ocasião?#Meajudazelia

É só mandar um e-mail para [email protected] com seu nome, idade, data e hora (se aplicável) e a ocasião que você precisa de um look que a gente te ajuda com o resto!

Até semana que vem! 💚

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